Cotidiano

Hemosul está com estoque do sangue O em estado crítico

Atendimento no Hemosul em Campo Grande acontece até às 17h deste sábado

Renata Volpe Publicado em 10/04/2021, às 07h05

Hemosul está com estoque de sangue O em estado crítico
Hemosul está com estoque de sangue O em estado crítico - Divulgação

O Hemosul de Campo Grande está com o estoque de sangue O em estado crítico. Com isso, abre as portas neste sábado (10) para atender quem possa doar sangue. O atendimento ocorre até às 17h de hoje.

Alguns tipos sanguíneos estão em situação crítica. Conforme a instituição, o estoque estratégico dos tipos O- (19%) e O+ (21%) se encontram em estado crítico, enquanto o tipo A+ (41%) está abaixo do ideal.

Aos sábado não há necessidade de programar a coleta, basta comparecer a unidade tendo em mãos documento oficial com foto, estar bem alimentado e bem de saúde, ter mais de 55 quilos, ter idade entre 16 e 69 anos, menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal.

Outra recomendação está relacionada às vacinas contra a Covid-19, pois elas impedem temporariamente a doação considerando o dia do recebimento das doses. No caso da Coronavac é preciso esperar 48h para poder doar. Já a Oxford/Astrazeneca o prazo é de 7 dias. A recomendação é que o voluntário doe sangue antes de tomar a vacina.

Caso tenha sido contaminado pela Covid-19 o doador precisa esperar 30 dias após a cura clínica.

Em casos graves o doador precisa aguardar a alta médica e passar pela avaliação da triagem clínica. Pessoas que tiveram contato com casos confirmados devem aguardar 14 dias.

Entre as medidas adotadas pelo Hemosul para prevenir o contágio da Covid-19 está o uso obrigatório de máscaras, aferição de temperatura corporal dos voluntários, distanciamento das cadeiras de espera e de doação, além de dispositivos com álcool em gel instalados em diversos pontos do local.

Jornal Midiamax