Pular para o conteúdo
Cotidiano

Governo Federal vai repassar R$ 8,6 milhões para combate a incêndios em MS

Recursos serão usados na compra de combustível, aluguel de aeronaves e veículos, alimentação e hospedagem
Arquivo -

O , por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), vai repassar mais de R$ 8,6 milhões para ações de combate a incêndios florestais no . Os recursos serão destinados a sete cidades: Aquidauana, , Bonito, Corumbá, , Miranda e Porto Murtinho. 

Conforme o MDR, os recursos vão possibilitar o trabalho de bombeiros militares e outros profissionais pelo período de 90 dias.  “Recebemos orientação do presidente Jair Bolsonaro de priorizar as ações de combates a incêndios florestais em toda a região Centro-Oeste. Esses recursos que estamos liberando hoje vão possibilitar uma atuação mais forte no Mato Grosso do Sul pelos próximos três meses, de maneira a diminuir os danos ambientais e materiais decorrentes dessas queimadas”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

O repasse da Nacional será usado na compra de combustível para viaturas, barcos, aeronaves e equipamentos utilizados no combate aos incêndios florestais. Serão 5 mil litros de gasolina comum, 54 mil de óleo diesel, 13,6 mil de gasolina para aviação e 37,8 mil litros de querosene para uso em helicópteros.

Além disso, os recursos também serão usados na alimentação e hospedagem de 150 bombeiros militares envolvidos na operação de combate aos incêndios no Mato Grosso do Sul, além de contratação de aeronaves que darão apoio ao trabalho e locação de veículos para transporte de pessoal.

O Governo Federal vem realizando uma série de ações de preparação para a temporada de incêndios típica do período seco na região do Centro-Oeste. Em junho, o MDR organizou encontro virtual com representantes dos órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil e das Defesas Civis dos estados historicamente mais afetados pelas queimadas (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

Um dos temas centrais da discussão foi a necessidade de articulação entre as instituições de proteção e defesa civil, bem como a divulgação para a população dos riscos de incêndios florestais. As defesas civis estaduais relataram sua experiência com campanhas educativas e emissão de alertas de ocorrência por mensagens de texto. Uma parte importante da estratégia dos estados é a conscientização da população acerca dos riscos, apresentando as orientações de ações de preparação e resposta.

A Defesa Civil Nacional também vem monitorando a situação dos incêndios florestais em parceria com os gestores de estados e municípios. Esse acompanhamento tem por objetivo prestar o apoio necessário, além de levantar necessidades que possam surgir para melhor resposta ao desastre. As informações são compiladas por meio de relatórios diários de monitoramento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Guerra comercial: China acelera compras da soja brasileira

Familiares de homem morto após ameaçar policiais com machado alegam diagnóstico de esquizofrenia

Semed nega agressão de professora e diz que criança foi picada por inseto

Influenciador que teve caminhonete apreendida brinca ao dirigir pela Afonso Pena: “Avenida mais famosa do Brasil”

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Sem escoamento adequado, moradores têm quintais invadidos por enxurrada na Vila Bordon

Últimas Notícias

Esportes

Oito equipes disputam Estadual de Vôlei Adaptado no domingo como seletiva para o Nacional

Evento ocorre no domingo (13) no Ginásio da Unigran Capital

Cotidiano

Com previsão de 13,5 mil toneladas e colheita em 96%, soja de MS desponta com taxação de Trump

Em embate tarifário com os EUA, China anunciou aumento na aquisição da soja brasileira

Mundo

Dólar fecha em queda em dia de refresco para divisas emergentes, mas sobe 0,61% na semana

Retaliação da China aos EUA influencia investidores a abandonaram a moeda norte-americana

Geral

Realidade Virtual: O Futuro do Entretenimento

A tecnologia está rapidamente transformando a maneira como interagimos com nosso entorno, e a realidade virtual (RV) é uma das inovações mais empolgantes nesse campo