Cotidiano

Governo federal reconhece situação de emergência em Nova Andradina após chuvas

Prefeitura de Nova Andradina agora pode buscar recursos federais para obras de emergência, a fim de conter danos causados pelo mau tempo.

Jones Mário Publicado em 02/02/2021, às 18h25 - Atualizado às 18h27

Cratera aberta em ponto que passava por obras (Foto: Divulgação)
Cratera aberta em ponto que passava por obras (Foto: Divulgação) - Cratera aberta em ponto que passava por obras (Foto: Divulgação)

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu situação de emergência em Nova Andradina – distante 300 quilômetros de Campo Grande -, em função das fortes chuvas que atingiram o município em dezembro de 2020.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, o reconhecimento permite à prefeitura acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população. Para isso, a administração deve apresentar diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para execução das correções.

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União, hoje (2). A situação de emergência em Nova Andradina é válida até 5 de junho deste ano.

As chuvas de dezembro destruíram obras de drenagem no município e agravaram erosão na Rua Espírito Santo, no cruzamento com a Antônio Duarte. A tempestade também arrancou pedaços do asfalto em outras regiões, danificou o teto do terminal rodoviário e rompeu cabos de energia.

O governo do Estado admitiu situação de emergência em Nova Andradina ainda no ano passado.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima a população da cidade em 55,2 mil pessoas.

Jornal Midiamax