Pular para o conteúdo
Cotidiano

Governo Federal divulga calendário oficial de pagamento do Bolsa Família em 2021

Como de costume, dinheiro do Bolsa Família será liberado nos últimos 10 dias de cada mês e sempre de forma escalonada.
Arquivo -

A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério da Cidadania divulgou na edição desta segunda-feira (11) do Diário Oficial da União o calendário oficial de pagamentos do em 2021. Pelo cronograma, o benefício será repassado sempre nos últimos 10 dias úteis de cada mês, de forma escalonada.

A exceção, conforme o ministério, acontecerá em dezembro, quando o pagamento é limitado ao dia 23 em razão das festas de fim de ano.

Para saber em que dia o Bolsa Família será disponibilidade em saque o crédito bancário, a família deve observar o último dígito do NIS (Número de Identificação Social), que consta no cartão de cada titular.

Cada final do NIS corresponde a uma data dentro do mês. Se termina com o número 1, por exemplo, o pagamento no mês de janeiro foi agendado para o dia 18.

Como de costume, dinheiro do Bolsa Família será liberado nos últimos 10 dias de cada mês e sempre de forma escalonada.
Confira o calendário do Bolsa Família em 2021

As parcelas mensais ficam disponíveis para saque por 90 dias após a data indicada no calendário. Os beneficiários podem conferir no extrato de pagamento a “Mensagem Bolsa Família”, com o valor do benefício.

A Caixa Econômica Federal, que opera o programa, já iniciou a identificação com cartazes dos locais em que o benefício poderá ser sacado –como agências, lotéricas e correspondentes bancários (os comércios com a marca Caixa Aqui). Os Crass (Centros de Referência de Assistência Social) e os outros de atendimento do Bolsa Família podem contatar a agência de relacionamento no município para obter os cartazes.

Atualização Cadastral do Bolsa Família em 2021

As famílias que recebem o Bolsa Família devem conferir se algum beneficiário participou das Eleições 2020. Aqueles que forem identificados como doadores de recursos financeiros, prestadores de serviços a campanhas eleitorais, candidatos com patrimônio incompatível com as regras do programa (os conceitos de pobreza e extrema pobreza referidos no art. 2° da Lei n° 10.836/2004) ou que foram eleitos tiveram o benefício bloqueado em janeiro de 2021.

A medida foi adotada para garantir que somente quem realmente se enquadra nos critérios receba o Bolsa Família. Para o cancelamento não ser permanente, famílias que se encaixam nesses quesitos precisam realizar a atualização cadastral.

As famílias com renda per capita mensal superior a 2 salários mínimos em dezembro poderão atualizar os cadastros até 15 de janeiro para a reversão do bloqueio. Do contrário, o benefício será cancelado definitivamente.

Já as famílias na mesma situação e com renda per capita mensal entre meio e 2 salários mínimos podem procurar os centros de atendimento do programa e fazer a atualização cadastral até 14 de maio para não ocorrer o cancelamento do benefício.

As famílias com candidatos eleitos também tiveram o benefício cancelado em janeiro e ficam impedidas de entrar no programa durante o período do mandato. E as que tiveram candidatos com declaração à de patrimônio igual ou superior a R$ 300 mil foram bloqueadas do Bolsa Família neste mês –as gestões municipais terão de enviar parecer até maio de 2021 para evitar o cancelamento definitivo do benefício.

Caso seja confirmado que a família ultrapasse a renda per capita mensal igual ou superior a 10 salários mínimos mensais, independentemente de atualização cadastral, ela entrará em processo de acompanhamento pela área de fiscalização da Secretaria de Renda e Cidadania.

As famílias serão notificadas do bloqueio ou cancelamento do benefício por meio de mensagem de texto no extrato de pagamento do Bolsa Família (no extrato bancário da conta que recebe o benefício). Após a notificação, devem procurar o Crass ou um centro de atendimento do Bolsa Família para a atualização cadastral.

TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e TCU (Tribunal de Contas da União) cruzaram as bases de dados da folha de pagamento do Bolsa Família e do Cadastro Único com a prestação de contas dos candidatos das Eleições 2020.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Exposição de flores em Dourados oferece espécies ornamentais e frutíferas até domingo

guia de bolso turístico

Com Corredor Bioceânico, Campo Grande vai lançar guia turístico ‘de bolso’ no celular

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Dourados realiza nova captação de órgãos no Hospital da Vida para transplantes em MS

Últimas Notícias

Polícia

Jovem morre ao tentar passar por vão de porta e ser esmagado em Ribas do Rio Pardo

A vítima foi encontrada já sem vida na manhã deste sábado

Polícia

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Além das ameaças, a mulher teve roupas e calçados queimados pelo homem

Cotidiano

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Lavouras de trigo que estão em fases reprodutivas, como a floração e o enchimento de grãos, enfrentam restrição hídrica devido à escassez de chuvas

Cotidiano

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Especialistas estarão à disposição para fornecer dicas de cultivo e informações sobre as características de cada espécie