A distribuição das vacinas para começa às 7h de terça-feira (19) em Mato Grosso do Sul, informou o governo estadual. As 158 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde chegam entre 13h e 14h desta segunda-feira (18) em .

Conforme o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel Marcello Fraiha, a previsão é de que a distribuição seja finalizada em 24h, “para que na quarta-feira, às 10h, possamos iniciar a campanha nacional de imunização”, informou.

A logística de distribuição envolverá todas as forças de segurança de MS. “Serão 8 viaturas dos bombeiros, 7 da PM (polícia Militar), 7 da PC (Polícia Civil) e mais duas viaturas em escolta aos caminhões da coordenadoria [que estarão com as vacinas]”, explicou.

Vacinação simbólica

A vacinação para Covid-19 começa nesta segunda-feira (18) em Campo Grande no Hospital Regional, unidade que é referência do SUS para tratamento dos pacientes com a doença em Mato Grosso do Sul.

O ato simbólico irá marcar o início da ção em Campo Grande. Com o ato marcado para às 17h, a (Secretaria Municipal de Saúde) planeja imunizar uma pessoa de cada grupo: idoso, indígena e um funcionário do hospital. Os nomes dos primeiros a serem imunizados ainda não foi definido.

vacina covid-19

Quem serão os primeiros a serem vacinados?

A primeira etapa do plano de vacinação é dividido em 3 fases.

A 1ª fase da vacinação prevê imunizar:

  • Trabalhadores de saúde;
  • Idosos a partir de 75 anos;
  • Idosos com 60 anos ou mais institucionalizados ( que estão em asilos e instituições psiquiátricas);
  • População indígena vivendo em terras indígenas;
  • Povos e comunidades ribeirinhas.

Já a segunda fase, que deve ocorrer em fevereiro, com a distribuição de 30 milhões de doses, prevê imunizar:

  • Idosos com idade entre 60 anos e 74 anos;

Por fim, a fase 3 de imunização prevê:

  • Pessoas com comorbidade que apresentam maior chance para agravamento da doença (portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outros).