O Governo do Estado anunciou que irá comprar 5.500 armas para as polícias de Mato Grosso do Sul, até o final do ano que vem. O primeiro lote, de 560 pistolas calibre 9 mm, da marca Beretta, será entregue aos policiais civis dentro de 90 dias.

As armas estão sendo adquiridas por meio de adesão a uma ata de registro de preços da Segen (Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Cada pistola, que no mercado custa entre 11 e 15 mil reais, está sendo comprada, segundo Sejusp, por R$ 2.238,00 a unidade.

Conforme extrato do contrato firmado pela Sejusp com a italiana Fábrica D’Armi Pietro Berreta S.P.A, publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (8), o investimento feito no primeiro lote de pistolas para a Polícia Civil foi de R$ 1.270.080,00 em recursos próprios do Governo do Estado.

Mais armas

Ainda este ano, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública disse que irá comprar, com recursos próprios do Governo do Estado, mais 1.940 armas, entre pistolas e fuzis.

Serão 1.500 armas para policiais lotados em companhias, batalhões e pelotões da Polícia Militar, 60 para o Garras (Grupo Armado de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros) e 380 para o Bope, Choque e DOF (Departamento de Operações de Fronteira). As outras 3.000 pistolas e fuzis, que serão entregues até o final de 2022 para policiais de todas as forças de segurança pública estaduais, serão adquiridas com recursos de convênios e emendas parlamentares.