Google encerra projeto de balões satélites que caíram em MS
Após despertarem curiosidade, balões satélite que caíram em fazendas do interior de Mato Grosso do Sul serão desativados.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após despertarem curiosidade, balões satélites que caíram em fazendas do interior de Mato Grosso do Sul serão desativados. Na última quinta-feira (21), o Google anunciou o cancelamento do Projeto Loon, que levava internet a regiões que não possuíam conectividade.
No Estado, dois balões pousaram em fazendas de Anaurilândia e Paraíso das Águas. Os equipamentos caíram em janeiro e não causaram nenhum dano, pois, o pouso é controlado e programado.
“De acordo com os procedimentos de pouso de Loon, um paraquedas foi lançado e o balão foi derrubado a uma velocidade relativamente baixa em uma área isolada”, informou a comunicação. O anúncio do cancelamento do projeto foi feito pelo Laboratório X, programa do Google que o Projeto Loon participou em 2013.
No mesmo ano foram lançados os primeiros balões, na Nova Zelândia. Os balões, que caíram no MS, são feitos de polietileno. Para voar, utilizam gás hélio e o balão possui o tamanho de uma quadra de tênis. Eles são movidos por energia de painéis solares e controlados por um programa de inteligência artificial.
“Apesar das conquistas técnicas inovadoras da equipe, o caminho para a viabilidade comercial se provou muito mais longo e arriscado do que o esperado – então, tomamos a difícil decisão de fechar Loon”, publicou o Laboratório X. A equipe do Google afirmou que o projeto conseguiu ter sucesso no principal objetivo: conectar os desconectados.
Embora seja efetivo, o projeto acabou ficando com o plano de custos inviável. Por fim, o Google afirmou que apesar de fechado, a equipe do Loon irá continuar investindo na conectividade de comunidades. “Estamos prometendo um fundo de 10 milhões de dólares para apoiar organizações sem fins lucrativos e empresas com foco em conectividade, internet, empreendedorismo e educação no Quênia”.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.