Vários usuários do aplicativo de comida delivery 99 Food reclamam de um novo aplicado por possíveis ‘empresas fantasmas' cadastradas no sistema, em . O faz o pedido no restaurante, o valor é descontado no cartão de débito ou crédito, porém, o pedido nunca chega.

Segundo um cliente, que terá a identidade preservada, explicou através da página Aonde Não ir em Campo Grande-MS, no Facebook, que fez o pedido, mas passou a desconfiar da demora na entrega após ter o pedido pronto.

“Estava demorando muito, liguei no estabelecimento e o mesmo me disse que não havia cadastrado por essa aplicativo. O proprietário me disse que eu era a 5° pessoa ligar, ele já tinha feito boletim de ocorrência, mas muitas pessoas haviam pagado com cartão de crédito, ainda bem que não paguei”, disse.

Outro cliente passou pela mesma situação, ele ainda disse que chegou a ter o valor descontado no cartão e só descobriu o golpe depois de ligar no restaurante e reclamar da demora na entrega.

“Fiz o pedido, como se passou 40 minutos, liguei no número (cadastrado no aplicativo), mas estava desligado. Liguei por outro cadastrado no , e o atendente disse que muitas pessoas reclamaram, mas que não estão cadastrados na plataforma. Perdi R$ 20”, reclamou.

Outra usuária da novidade no nosso aplicativo não teve uma experiência boa. “Empresas que não existem. Não é um erro ou a comida não foi entregue. Tive que bloquear meu cartão. O que fico mais indignada é o absurdo da enganação”, relatou.

Um consumidor também reclama da burocracia nas ferramentas do aplicativo para relatar o problema após perceber o golpe. “Quando eu vi que era ‘fake', tentei contato com o suporte do próprio aplicativo. Cancelei a compra, mas só vão me devolver o valor do crédito após 60 dias e ainda parcelado. O chat com o suporte é muito difícil de mexer, depois de muito insistir consegui cancelar o pedido.”

Em nota, a 99Food esclareceu que estabelecimentos denunciados são automaticamente bloqueados na plataforma. Além disso, coloca em prática processos periódicos de auditoria dos restaurantes parceiros.

“Os consumidores devem entrar em contato com a Central de Atendimento dentro do próprio app ou através do 0300 313 0099, que possui atendimento 24h. A empresa dará orientações de como proceder de acordo com as diferentes solicitações. A 99Food colabora para tornar o ecossistema de alimentação mais acessível e está empenhada em garantir que os clientes tenham uma boa experiência através de um atendimento dedicado e uma rápida resolução”, informou.