As gestantes que receberam a primeira dose da vacina Astrazeneca terão que tomar a segunda dose da Pfizer para completar o ciclo vacinal em Campo Grande. A intercambialidade das vacinas é uma recomendação do Ministério da Saúde. As gestantes podem tomar a segunda dose nesta quarta (28), exclusivamente na Seleta, até o meio-dia.
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) explica que a vacinação das gestantes foi feita com vacinas Coronavac e Pfizer e que apesar de não ter aplicado Astrazeneca nas mulheres deste público, algumas acabaram recebendo dose do imunizante por estarem em outros grupos prioritários contemplados. Há, ainda, registro de mulheres vacinadas com Astrazeneca quando ainda não sabiam que estavam grávidas.
As mulheres passaram a ser acompanhadas pela Sesau com o programa de telemonitoramento “Alô, mamãe”. No início da semana, a Prefeitura intensificou o trabalho de busca ativa para identificar outros casos a fim de prosseguir com as orientações necessárias para conclusão do ciclo vacinal.
Ao todo, 33 gestantes que receberam a primeira dose de Astrazeneca e se enquadraram como elegíveis, ou seja, estão dentro dos critérios estabelecidos, devem receber a segunda dose de Pfizer.