Pular para o conteúdo
Cotidiano

Geraldo Resende tem celular clonado por falso integrante do Ministério da Saúde

O secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, teve o aplicativo WhatsApp clonado nesta sexta-feira (26) por golpista que se passou por integrante do Ministério da Saúde. Contatos do secretário, incluindo o Jornal Midiamax, receberam mensagens de pedido de transferência de dinheiro por meio do Pix. Por volta das 14 horas desta […]
Arquivo -

O secretário de Saúde de , , teve o aplicativo clonado nesta sexta-feira (26) por golpista que se passou por integrante do Ministério da Saúde. Contatos do secretário, incluindo o Jornal Midiamax, receberam mensagens de pedido de transferência de dinheiro por meio do Pix.

Por volta das 14 horas desta sexta, celular da reportagem que habitualmente troca mensagens com Geraldo para produção de notícias recebeu pedido de ajuda de um golpista que se passava pelo secretário. “Preciso pagar um amigo só que meu limite de transferência excedeu consegue transferir para ele amanhã devolvo? [sic]”. O valor solicitado pelo golpista foi de R$ 1.980.

A assessoria de imprensa da secretaria estadual de saúde informou que o secretário teve o número do Whats clonado ao receber uma ligação de uma pessoa que se passava por integrante do Ministério da Saúde. Do outro lado da linha, o golpista solicitava informações do Estado sobre a Covid-19 em uma espécie de pesquisa.

Após ter o aplicativo clonado, contatos do secretário passaram a receber mensagens como a enviada ao Jornal Midiamax. O secretário Geraldo faz um alerta para que nenhuma pessoa faça transferência de dinheiro de pessoas que se passem pro ele. Ainda segundo a SES, o secretário está tomando providências jurídicas cabíveis.

Não caia em golpes

Golpistas têm utilizam de técnicas parecidas para hackear contas de WhatsApp. Geralmente, enviam SMS ou pedem por ligação confirmação de códigos usados para recuperar contas, o que faz o aplicativo parar de funcionar no aparelho do proprietário e passa a ser ativo em outro celular, usado pelo golpista.

Para proteger seu número e evitar cair em golpes desse tipo, ative a verificação em duas etapas. O procedimento é simples. Abra o app, clique em “Ajustes”, depois em “Conta” e então ative “verificação em duas etapas”. A senha de seis dígitos será solicitada sempre que a conta for instalada em um novo aparelho, além de ser pedida com frequência no uso do aplicativo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programação semanal do Sesc Teatro Prosa une inclusão, cinema e música ao vivo

Motorista de aplicativo é liberado, mas passageiros acabam presos por tráfico de drogas

Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa

Nas partidas iniciadas às 18h30, Palmeiras perde para o Bahia, enquanto Cruzeiro vence o Vasco

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

Brasileira está entre os 11 mortos por atropelamento em festival no Canadá

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Ainda Estou Aqui’ e ‘Senna’ vencem categorias no Prêmio Platino, na Espanha

Prêmio Platino destaca filmes e séries ibero-americanos. Cerimônia de premiação ocorreu no Palácio Municipal de Madri, na Espanha

Polícia

Dupla é detida por troca de etiquetas em supermercado do Jardim Centro-Oeste

Suspeitas trocaram etiquetas de uma peça de carne bovina, que pesava 4 kg, por uma de 1,7 kg

Esportes

Com ‘Lei do ex’, Bragantino vence Santos na Vila e assume a terceira posição no Brasileirão

Com uma vitória convincente por 2 a 1 sobre o Santos na Vila Belmiro, o Red Bull Bragantino ascendeu à terceira colocação do Campeonato, igualando a pontuação do Palmeiras com 13 pontos

Emprego e Concurso

Processo seletivo para analista aberto em Campo Grande tem uma vaga com salário de R$ 6,8 mil

Vaga é para analista técnico no Sesi-MS (Serviço Social da Indústria) e inscrições seguem até 5 de maio