Pular para o conteúdo
Cotidiano

Na ativa há menos de 1 mês, Castramóvel divide opiniões em ONGs de animais em Campo Grande

Tanto cães quanto gatos podem ser castrados gratuitamente na Capital
Arquivo -

Primeiro castramóvel em , o serviço de castração implantado pela prefeitura da Capital no fim de abril para controlar a superpopulação de animais no município ainda está dividindo opiniões de representantes de ONGs (Organizações Não Governamentais) voltadas para animais. 

Para a presidente da ONG Cão Feliz, a inicativa é bem vinda e vai ajudar a controlar a superpopulação de cães e gatos e diminuir o abandonos dos pets, algo que a instituição luta contra. 

“Com certeza será ótimo para todas as ONGs e protetores”, disse ela ao Jornal Midiamax. Um animal não castrado vai gerar filhotes, que muitas vezes são abandonados nas ruas a própria sorte e se não morrem, vivem vangado pela cidade atrás de alimento. 

A princípio o castramóvel está atendendo somente cães, já que os gatos podem ser operados no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Após o cadastro do cachorro, uma seleção é feita e, no dia da ação, a equipe do CCZ vai até o imóvel para realizar exames clínicos e dar orientações quanto à educação em saúde, reforçando os deveres e responsabilidades do tutor.

Após a preparação para a cirurgia, o animal é levado pela equipe até o castramóvel, que estará na unidade de saúde da região, de onde o proprietário poderá buscá-lo após três horas. A estimativa é que sejam atendidos 20 animais por fim de semana. 

Para a presidente do Abrigo dos Bichos, Maria Lúcia, o número baixo de cirurgias de nada adianta para superpopulação de animais e abandono. ” […] 3 mil animais por mês. Menos que isso não impacta em nada”, opinou ela à reportagem. 

“Castramóvel não é solução, faz parte de um programa de combate à superpopulação de animais numa cidade, mas por si só, de nada vale”,  continou ela. Segundo ela, citando como exemplo Maringá (RJ), que tem castrado 237 animais por dia, resolveria o problema. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Últimas Notícias

Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

As determinações de Donald Trump se amparam em suposta ameaça a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos