Fruto do cerrado, guavira vira a estrela de novembro em MS e tem procura até de gente fora do Estado
Fruta só amadurece no final do ano e tem até evento em homenagem
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Fruto símbolo de Mato Grosso do Sul, a guavira é a estrela que marca os meses do final do ano no Estado. Típica do cerrado, a fruta só aparece durante o período de chuvas, ou seja, tem uma época específica para frutificar, criando a expectativa nos amantes da guavira durante o resto do ano.
Pelo fato de só amadurecer nos últimos meses do ano, o sul-mato-grossense criou um verdadeiro evento em torno da colheita da guavira. São eventos gastronômicos, comércio para todo o Estado e até reunião para fazer a colheita da fruta. Seja para vender ou só para adoçar o paladar depois do almoço de domingo, dezenas de grupos de todas as idades enfrentam os guavirais — área com muitos pés de guavira — e saem de lá com baldes cheinhos.
Como o pé de guavira é baixo e volumoso, ‘catar’ guavira não é tarefa difícil e é tradição, inclusive, em muitas famílias que se aventuram nos pomares. Essa também é uma época para os vendedores de frutas faturarem. Durante todo o ano, o vendedor Weverton Formazieri, de 20 anos, vende diversas frutas. Porém, em novembro ele se dedica inteiramente à guavira.
“Sempre dá uma boa grana. A guavira está num outro nível, ela dá bem mais lucro. O pessoal espera o ano todo para comer e eu já tenho até cliente fiel que sempre compra”, disse ele ao Jornal Midiamax.
Para facilitar a venda, a fruta é comercializada em litros, que custam R$ 10. “Quando o pessoal vem comprar já levam de 2 a 3 litros por vez”, contou Weverton, que fica no começo da Avenida Gunter Hans. Até por volta de 14h, o vendedor já tinha faturado mais de R$ 700.
Sucesso fora de MS
Enquanto a reportagem conversava com Weverton, um grupo de quatro turistas, que chegava a Campo Grande, parou para comprar guavira. Eles moram em Ribeirão Preto (SP) e esperaram para visitar MS em novembro para poder comer a fruta. “Eu não resisto. A gente ama guavira”, disse uma das mulheres.
“Minha cunhada lá do Rio Grande do Sul quer que a gente compre e mande para ela por Sedex”, brincou outra. O grupo é exemplo de que não só os sul-mato-grossenses amam a fruta, mas que a doçura e o aroma dela ultrapassam as fronteiras de MS. Não é à toa que a guavira virou símbolo do Estado em 2017, em projeto de lei de autoria do deputado Renato Câmara.
Nutritiva e versátil
O sucesso da guavira não é em vão: ela é rica em vitamina C, abundante em água e é um antioxidante natural. A fruta também é versátil e bastante consumida in natural, mas sem a casca. Porém, também serve como elemento em salada de frutas, sucos e doce em compota. Além disso, a folha e casca podem ser usados para fazer chá.
Segundo Weverton, a procura é sempre grande e os clientes a usam bastante para fazer licor. “Me procuram bastante o pessoal que trabalha com bebida alcoólica; drinks. Eles usam a guavira para fazer licor e tomar com bebidas”, revelou Weverton.
Festival da Guavira
Por conta da tradição e importância que a fruta tem em MS, Bonito comemora há mais de 15 anos o Festival da Guavira — a 17ª edição ocorre nos próximos dias 26 e 27 de novembro e irá marcar o retorno dos eventos no município.
A programação do Festival da Guavira inclui a degustação gratuita da frutinha símbolo, exposição de artesanatos, música ao vivo e o famoso concurso da ‘Maior Guavira de Bonito’.
Dentro do Festival da Guavira, em 2014, surgiu o ‘Cata Guavira’, um evento gastronômico anual criado pela Chef Letícia Krause. Neste ano, o evento está acontecendo desde o dia 22.
Notícias mais lidas agora
- Sargento da PM preso por provocar acidente embriagado na Euler de Azevedo ganha liberdade
- VÍDEO: Porco é flagrado ‘passeando’ na Euclides da Cunha
- Bolsa-Família inicia pagamentos de janeiro nesta segunda-feira; confira o calendário
- Apostas feitas em MS ganham premiações parciais nas Loterias sorteadas neste sábado
Últimas Notícias
Corpo de Léo Batista será velado em cerimônia aberta ao público no Rio de Janeiro
Despedida acontecerá na sede do Botafogo, zona sul do Rio, nesta segunda-feira (20)
VÍDEO: Caminhão baú arrebenta parte de fiação no Nova Lima
Veículo atingiu fios de energia elétrica e internet
Corinthians vence Vasco e está na semifinal da Copa São Paulo
Equipe paulista vai enfrentar Grêmio na próxima fase da Copinha
Bailarino de Dourados é agredido com golpes de facão no pescoço
Vítima foi socorrida em estado grave e encaminhada ao Hospital da Vida
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.