Fórum de governadores reivindica 3ª dose a idosos e pessoas com comorbidades. Um ofício já foi encaminhado ao Ministério da Saúde, mas ainda não houve resposta, informou o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB).
Conforme o chefe do Executivo, o fórum dos governadores se reúne com frequência para debater assuntos relacionados às medidas de enfrentamento à covid e vacinação. O objetivo é que ações sejam tomadas em conjunto no país para surtir o efeito desejado.
Reinaldo informou que o tema já foi debatido e foi feita a solicitação ao Ministério da Saúde, mas ainda não houve resposta. “Estão em interlocução, mas não houve resposta ainda”, pontuou.
3ª dose
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou um estudo, que mostrou a necessidade da dose de reforço em idosos a partir de 60 anos. O levantamento apontou que o grupo adquiriu imunidade contra a covid, mas recentemente os casos e mortes voltaram a crescer.
A SES reforçou que a idade é um fator de risco para o coronavírus, quando o sistema imunológico responde menos à produção de anticorpos. “Ou seja, um indivíduo a partir de 60 anos de idade corre duas vezes mais risco de hospitalização ou óbito por Covid-19 em relação a um indivíduo mais jovem. E a situação progride conforme o aumento da faixa etária”, informou a secretaria.