Ainda na tarde de ontem, um barco ocupado por duas pessoas acabou virando. Um dos pescadores conseguiu chegar às margens do rio e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, em Bataguassu. O outro pescador só foi encontrado na manhã deste sábado (2), preso em uma árvore.

Outros dois casos parecidos também ocorreram devido aos fortes ventos, segundo o site Cenário MS. Outra dupla de pescadores passou a noite desaparecida após o barco que utilizavam virar durante a ventania, eles foram resgatados com vida na manhã de hoje.

O terceiro caso ocorreu no trecho do Rio Paraná próximo a Presidente Epitácio (SP), três caiaques ficaram à deriva, mas as seis pessoas a bordo conseguiram ser socorridas.

A tempestade de vento e poeira também destelhou casas e prédios, derrubou árvores e provocou até um tombamento de um caminhão na região de Presidente Prudente. Os ventos superaram os 100 km/h.

Alerta de tempestade

O (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de tempestade, abrangendo diversas cidades de Mato Grosso do Sul. Nos municípios localizados no centro e sul do Estado, existem chances de queda de granizo. O novo alerta é válido até o final da manhã de domingo (3). Ou seja, até lá 37 cidades correm perigo com as condições climáticas.

Conforme o instituto, poderão ser registradas chuvas entre 50 e 100 mm/dia, além de ventos entre 60 e 100 km/h e queda de granizo. São 37 municípios inclusos no alerta, como Amambai, Dourados, Fátima do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã e outros da região sul do Estado.

O Inmet orienta para que os moradores, em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; se possível, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia.