Pular para o conteúdo
Cotidiano

Força-tarefa eliminou 30 focos de Aedes Aegypti na região do Segredo

Nos últimos 11 meses, Campo Grande teve 386 casos confirmados de dengue e três óbitos
Arquivo -
Agentes visitaram mais de 4 mil casas
Agentes visitaram mais de 4 mil casas

Força-tarefa realizada de 16 a 26 de novembro por agentes da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais), na região do Segredo, em , inspecionou aproximadamente 4,1 mil imóveis e e eliminou mais de 300 focos do – transmissor da dengue, zika e chikugunya.

Conforme o balanço da coordenadoria, ao todo, foram 4.170 imóveis inspecionados, 3.379 depositos removidos – potenciais criadouros do mosquito, como latas, garrafas, recipientes plásticos, sacolas, entre outros, e 313 focos do mosquito eliminados.

Além do chamado trabalho de manejo, os agentes atuam na orientação dos moradores, reforçando a necessidade da prevenção, considerando que 80% dos focos ainda estão localizados dentro das residências.

“As pessoas têm a falsa impressão de que o problema é o terreno báldio perto da casa dela, mas não é. O risco mesmo está dentro de casa. Portanto, o cuidado nunca é demais. Se cada pessoa reservar cinco minutos do seu fim de semana para dar uma olhadinha no quintal, certamente estará contribuindo e muito para a sua própria segurança”, lembra a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, explica que o trabalho é feito de maneira preventiva, com objetivo de evitar que haja aumento na proliferação e, consequentemente, nas doenças transmitidas pelo mosquito, com a aproximação do período chuvoso.

“É muito importante agir neste momento para que a gente não sofra com um surto ou até mesmo uma nova no próximo ano. Apesar de hoje o cenário ser confortável, não podemos baixar a guarda. Estamos fazendo a nossa parte e contamos também com a colaboração da população”, destaca.

Balanço

Nos últimos 11 meses, Campo Grande teve 386 casos confirmados de dengue e três óbitos provocados pela doença. É o menor número registrado no período dos últimos cinco anos. No mesmo período do ano passado, foram mais de 13 mil casos confirmados e sete óbitos, o que representa uma redução de mais de 95%.

Infestação pelo Aedes

Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado neste mês de novembro detectou quatro bairros com risco de infestação do mosquito e outros 31 em situação de alerta. As informações foram obtidas entre 01 e 12 de novembro.

Conforme o levantamento, as áreas mais críticas são as da USF Iracy Coelho e da UBS Pioniera, ambas com Índice de Infestação Predial (IPP) de 5,7%, seguidas da USF Silvia Regina, 5,4% e da USF Vila Corumbá, 4,8%.

O índice é considerado crítico quando ultrapassa 3,9%. Outros 31 bairros estão em situação de alerta, com índice de 1 a 3,9%, e 36 apresentam índices satisfatórios, abaixo de 1%.

O levantamento apontou ainda que o maior número de focos são encontrados em pequenos depositos de água, como garrafas, vasos de plantas, embalagens plásticas, entre outros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

TJMS abre inscrição de curso preparatório gratuito para adoção

Fujão: preso é flagrado tentando fugir por janela de hospital

Adolescente de 13 anos desaparece e preocupa familiares em Campo Grande

corte de cabelo barbeiro

Procon Municipal encontra variação de 233% nos preços de barbearias em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Família confirma que velório de Preta Gil será no Rio de Janeiro: “Não há previsão”

Últimas Notícias

Sem Categoria

Projeto vetado há 7 anos previa mensalidade de monitorados por tornozeleira em MS

Projetos foram vetados sob argumento de inconstitucionalidade

Brasil

Lula defende união de países da América do Sul para atuar contra “extremismos”

Declarações feitas pelo presidente brasileiro faz referência indireta a tarifas de Trump

Esportes

Al-Hilal anuncia desistência da Supercopa Saudita após o Mundial para descansar seus jogadores

Direção da equipe afirmou não conceder férias aos atletas viola algumas cláusulas do contrato

Esportes

Presidente do Corinthians não pensa em demitir Dorival: ‘Está prestigiado’

Torcida do time paulista demonstraram preocupação diante da relação do técnico com o elenco