O Procon-MS autuou cinco agências bancárias de Ponta Porã entre os dias 5 e 9 de julho. A ação foi realizada conforme várias denúncias de consumidores.
Em todos os locais (CAIXA, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú/Unibanco e Santander), foram detectados excesso de demora para atendimento. Segundo a fiscalização, as senhas só eram entregues após os consumidores ingressarem na agência, os impedindo de comprovar o abuso.
Várias outras anormalidades foram registradas, principalmente no Banco do Brasil, onde pessoas que esperavam para realizar “prova de vida”, após se aposentarem por invalidez, mesmo diante de suas deficiências, eram obrigadas a aguardar por horas em pé.
Nas agências também foram flagradas a inexistência de atendimento prioritário, ausência de caixas eletrônicos adaptados para cadeirantes e falta de atendentes que pudessem orientar os consumidores em fila.
Ainda de acordo com o órgão, foi comum não encontrar alvarás de Licença e Funcionamento informados nas agências, “ou quando existiam, estavam vencidos”. No caso do Banco do Brasil, desde 2010.
As unidades bancárias também não possuíam, para acesso dos consumidores, exemplares do Código de Defesa do Consumidor, não dispunham de identificação de locais específicos para atendimento prioritário; totens para emissão de senhas se encontravam desligados; e comprovantes de atendimento, quando liberados, estavam impressos em papel termossensível.
Disque denúncia
Todo cidadão que se sentir lesado em sua relação de consumo pode discar 151. O Procon-MS está à disposição das 7h às 18h30, de segunda a sexta-feira.