Com as patinhas queimadas, um tamanduá-mirim foi resgatado em Bela Vista, distante 324 quilômetros de Campo Grande, e, apesar do estado em que foi encontrado, o animal está bem, depois de ter sido operado e levado para o Aquário Natural de Bonito. O episódio é mais um capítulo da devastação na natureza provocada por incêndios florestais, que, neste caso, teve desfecho melhor.

De acordo com o subtenente Gilberto Dias Pereira, comandante do 2º grupamento da PMA (Polícia Militar Ambiental) da cidade, que fez o resgate, o bichinho estava dentro de uma residência. Possivelmente, ele chegou ao local fugindo das chamas de incêndio em chácaras vizinhas, ocorrido no domingo (22). “Agora, está em plena recuperação e logo será solto na natureza”.

Incêndio na cidade

Incêndio que ‘cercou’ o município de Bela Vista durou mais de 21 horas no domingo e mobilizou 148 militares entre bombeiros e Exército de 6 cidades de Mato Grosso do Sul. Conforme o Corpo de Bombeiros, foram empenhados 23 homens da corporação de quartéis dos municípios de Jardim, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Fátima do Sul e Campo Grande – além de 125 militares do Exército de Bela Vista.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, o fogo começou por volta das 11h de domingo, na área do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado. Os focos de fogo estavam na área do campo de instrução do quartel e se espalharam rapidamente para outras áreas.

O fogo se estendeu pela tarde e, no período da noite, chegou ao Assentamento Santa Maria, cercando várias chácaras.