Feita por detentos, reforma em presídio de MS economiza R$ 1,3 milhão aos cofres públicos
O projeto ajuda na ressocialização dos internos e auxilia na remição da pena
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A reforma do espaço anexo ao estabelecimento penal masculino da cidade de Coxim, 258 km de Campo Grande, foi feito pelos próprios internos, gerando economia de R$ 1,3 milhão aos cofres públicos.
Segundo a magistrada e titular da vara de Coxim, a juíza Tatiana Said, o projeto traz dignidade aos internos, além de auxiliar na remição da pena. “Eles querem trabalhar e ficam aguardando uma oportunidade. Infelizmente o número de vagas de trabalho é muito aquém do número de reeducandos”, enfatiza.
No total foram construídas onze novas celas de convívio e duas celas disciplinares, além de área coberta para instalação de oficinas de trabalho, reformas de salas de aulas dos internos e adequação do espaço odontológico.
“A obra contou com a participação de 20 internos, todos do regime fechado, sem remuneração, mas com remição de pena. São ao todo 540 metros quadrados de obra”, explica a magistrada.
Outras obras com a utilização de mão de obra dos internos serão realizadas na cidade, como a construção do IML, do canil da Polícia Militar, local para recuperação e guarda de animais silvestres apreendidos, reforma de delegacias e da principal creche do município.
“Com a criação do convênio junto a Prefeitura Municipal, muitas outras obras podem ser realizadas, capacitando os internos para o trabalho em seu retorno para a sociedade. Sendo hoje já de conhecimento e reconhecimento, a qualidade dos trabalhos dos internos”, ressalta o diretor do Estabelecimento Penal Masculino de Coxim, Edilson Ferreira.
Para a Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul, a Amamsul, esse tipo de ação é fundamental para que o papel dos juízes seja também de auxílio e promoção de novas possibilidades para quem busca essa ressocialização.
“Esse também é um papel da magistratura, promover projetos que devolvam de alguma forma à sociedade os prejuízos causados por essas pessoas, e de certa forma, auxiliar também que essas pessoas possam retornar as suas vidas com alguma dignidade e possibilidade para retomarem a vida”, afirma o presidente da entidade, Giuliano Máximo Martins.
A realização do projeto contou com o apoio do Conselho de Segurança de Coxim e dos promotores que atuaram e atuam na vara criminal do Município respectivamente, Rodrigo Cintra Franco e Victor Leonardo Taveira de Miranda.
Notícias mais lidas agora
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
Últimas Notícias
‘Sou pastora mas não sou trouxa’: líder de igreja envolve até o Espírito Santo ao ameaçar fiel em Campo Grande
Marido da pastora, que também é pastor, entrou na briga e intimidou o ex-marido da vítima dizendo: “Eu vim da cadeia”
EUA: Musk espalha desinformação sobre projeto de lei de gastos
Musk não apenas usou sua grande influência na plataforma para tentar influenciar o Congresso, mas o fez sem levar em conta os fatos
Identidade visual do Brics 2025, realizado no Brasil, terá árvore amazônica como símbolo
Samaúma, àrvore da Floresta Amazônica será símbolo do encontro
Belas Artes, Ernesto Geisel e escolas: prioridade é terminar obras paralisadas em Campo Grande, diz Adriane
Prefeita também destacou projetos a serem discutidos, como obras de viaduto na rotatória da Coca-Cola, na saída para São Paulo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.