Por causar voçoroca – um grande buraco – em propriedade localizada em Munco Novo, a 463 km de , um fazendeiro foi multado em R$ 36 mil. A autuação aconteceu por meio de fiscalização da PMA (Polícia Militar Ambiental), na última quarta-feira (24).

Assim, de acordo com a equipe, foi observada falta de conservação do solo, que foi causada pelo buraco enorme. Este acabou causando ramificações e vários canais, sendo o principal de 255 metros de comprimento,15 metros de largura e três de profundidade.

Então, explicam que o processo erosivo, que atingiu o lençol freático, causou a degradação de área protegida de preservação permanente de matas ciliares. Assim parte da área cedida foi para um córrego que corta a propriedade, causando seu .

Os Policiais verificaram no local que, ao invés de realizar um projeto de recuperação da área degradada, o proprietário estava lançando vários tipos de resíduos. Foram encontradas galhadas, resíduos de construção civil e até domésticos, como sofás, televisões, entre outros. Assim, a PMA determinou a interdição da área para e recuperação, com proibição de atividades agrícolas e pecuárias.

O fazendeiro, de 75 anos, é residente de Guaíra, no Paraná. Ele foi autuado administrativamente e deve responder por de destruir área de preservação permanente. Assim, pode pegar pena de um a três anos de detenção. O proprietário também foi notificado a apresentar um Prada (Projeto de Recuperação de Área Degradada e Alterada) e remover os resíduos da área.