Produção de Ovo
Diretor da Cooperativa Mista de Várzea Alegre (CAMVA) em (MS), Reinaldo Issao Kurokawa.

Mesmo com custos de produção elevados, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ainda acredita que a produção de ovos no Brasil deve manter um ritmo de crescimento, um aumento de 5% em relação a 2020. O consumo per capita de ovos também deve continuar crescendo, chegando a 265 ovos, aumento de 2,6 em relação ao ano anterior. Em comparação com 2020, aumentará 6%.

O aumento da produção brasileira de ovos deve chagar próximo de 5% em 2021, a um crescimento de 9,1% ocorrido em 2020 de acordo com a previsão da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Até lá, serão produzidas mais de 53 bilhões de unidades, ante 49 bilhões no ano passado. Espera-se que chegue a 56,21 bilhões de unidades até 2021. Dados que reflete na maior cooperativa de ovos do , e confirmado pelo diretor da Cooperativa Mista de Várzea Alegre (CAMVA), Reinaldo Issao Kurokawa, situado em Terenos (MS) distante 33 km de Campo Grande. O diretor da cooperativa explica que a produção diária é de 830 mil, o que representa números maiores do que anos anteriores.

Gráfico Produção
A produção e o consumo per capta tiveram aumentos consideráveis. Confira no gráfico. (Arte Marcos Ermínio/Midiamax)

Outro dado que garante o otimismo no aumento na produção é a empregabilidade durante o período da . Mantendo 170 funcionários sendo 90 colaboradores na unidade de processamento, com cerca de 60% dos empregados moradores da cidade de Terenos (MS). A cooperativa ainda conta com 28 famílias de produtores que abastecem com a produção de ovos em seus granjeiros.

Produção de Ovo
O consumo per capita anual pode chegar a 265 unidades, o que é 6% superior ao previsto para 2020. (Foto Marcos Ermínio/Midiamax)

Dados revela que a produção é consumido regionalmente. O que também reflete na CAMVA, com 75% da produção ficando no estado de Mato Grosso do Sul, e somente 8% da produção destinada a .  Segundo Issao, o histórico da avicultura de 2019 foi otimista, e explica que muitos dos produtores aumentaram a capacidade e investiu, o que devido ao excesso de oferta e demanda, o preço caiu um pouco na época, e agregado a uma cultura do bem-estar e saúde que favoreceu o consumo, e fez crescer os investimentos nos últimos anos.

O inicio da pandemia em 2020, a procura desenfreada de alimentos, foi de encontro com o período da quaresma, vivido pelos católicos, onde naturalmente já existe um aumento no consumo de ovos, que foi determinante para não afetar drasticamente o setor produtivo, e mantendo o crescimento mesmo que em baixos percentuais, explica Issao.

Do outro lado, queda na exportação.

Isso porque todo brasileiro deve consumir em média 265 ovos por ano. É um aumento de 8,7% em relação a 2019, quando o consumo per capita era de 230 unidades. Por outro lado, as exportações deverão diminuir, foi 31,2% em 2020. Foram 7,698 milhões de toneladas em 2019 e os embarques neste ano de 2021 tem a expectativa de 5,3 milhões de toneladas. No ano que vem, a ABPA espera retomar as exportações, aumentando em 50%, para 8 milhões de toneladas, um milhão a mais do que 2019.

Produção de Ovo
A produção de ovos no Brasil pode aumentar 5% em relação ao plano de 2020. (Foto Marcos Ermínio/Midiamax)