A ( Federal da Grande (UFGD), de 30 de agosto a 1º de setembro, por meio da Faind (Faculdade Intercultural Indígena), realiza o evento Educação Indígena, Desafios e Perspectivas na Pandemia, atividade integrante das Jornadas Povos Indígenas e Universidades (JOPOI) 2021. É a primeira vez que a Universidade organiza evento dentro dessa iniciativa, que é um movimento internacional de apoio à causa indígena.  

O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e pessoas externas à Universidade, que estejam interessadas em participar do debate em torno da questão indígena em Mato Grosso do Sul. A inscrição, que é gratuita, deve ser feita por meio do link https://bit.ly/JOPOI-UFGD.  

Segundo  UFGD, a programação é totalmente online e será transmitida pelo canal da UFGD na plataforma YouTube, a atividade contará com quatro mesas de debate que tratarão o tema da educação indígena desde o ensino básico até a pós-graduação. Aos participantes inscritos que atingirem a frequência mínima de 75% do evento, será emitido certificado de extensão.

O seminário é uma realização da Faind/UFGD, por meio do Programa de Pós-graduação em Educação e Territorialidades (PPGET), em parceria com a Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura,  o Instituto de Pesquisa da Diversidade Intercultural  e o Grupo Salamanca de Investigación en Antropologia Indigenista y Educación Intercultural.