As repetidoras de sinal facilitam a comunicação emergencial via rádio em casos de incêndios florestais e outros desastres. Instalados, os equipamentos podem garantir sinal em um raio de até 500km, o que facilita a comunicação entre os órgãos e brigadistas em campo.

O Parque Estadual das Nascentes do Taquari será o primeiro com equipamentos instalados. Área de transição entre o Cerrado e o Pantanal que possui complexo de 15 áreas de conservação, chegou a ter mais de 30% dos 30,6 mil hectares do Parque queimados em incêndios em 2020.

“Durante o desenvolvimento da Assistência Técnica, observou-se a deficiência de comunicações para as equipes de resposta das múltiplas agências envolvidas. Em razão disto, USAID/BHA aceitou o pedido de doação de equipamentos de comunicação solicitada através da ONG Força Tarefa Brasileira,” explica Vicence Lapolli, especialista em gerenciamento de riscos do Programa Regional de Assistência para Desastres da USAID/BHA.

A iniciativa do Escritório de Assistência Humanitária da USAID (USAID/BHA) começou no ano passado. Além da doação de equipamentos, também realiza assistência técnica e capacitação. Integrantes do Comitê do Fogo de MS de vários órgãos fazem um curso de quatro dias de Bases Administrativas para Gestão de Riscos (BAGER) até o próximo dia 24.

O evento de doação dos equipamentos ocorrerá nesta quinta-feira (23) com representante do Consulado Geral dos Estados Unidos na Secretaria de Estado, Governo e Gestão Estratégica, em Campo Grande às 16 horas.