Pular para o conteúdo
Cotidiano

Esvaziada, manifestação pró-Bolsonaro no Centro de Campo Grande pede voto auditável para 2022

Manifestação contava com cerca de 100 participantes e se concentrou na Praça do Rádio
Arquivo -

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reuniram na manhã deste domingo (27) em para pedir a adesão do voto auditável nas eleições de 2022. Segundo manifestantes, a urna eletrônica não é confiável e está sujeita a manipulação. Eles se encontraram nos altos da Afonso Pena e se concentraram na Praça do Rádio, região central. Apesar das divulgações nas redes sociais, movimento estava vazio.

Local também conta com um painel a favor do voto impresso com a assinatura dos participantes. O voto auditável seria realizado da seguinte forma: os votos são registrados nas urnas eletrônicas e impressos em cédulas de papel. Após conferidos pelos eleitores, sem contato manual, seriam automaticamente depositados em urnas lacradas para fins de auditoria. Os manifestantes alegam que é um processo mais confiável do que urna eletrônica, apesar do último já estar em vigor no Brasil há 25 anos.

“Nós pedimos a contagem pública porque hoje a pessoa deposita o voto e espera que alguém conte, não tem como nós conferirmos e não sai comprovante da urna” opina Jaqueline Jungef, que estava no local junto com o marido e as duas filhas. Para ela, precisa ter a participação das pessoas na hora da contagem dos votos.

Opinião que também é compartilhada por José Aparecido, autônomo de 50 anos. Após críticas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao ministro Barroso do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, ele afirma que a contagem pública é a única forma de ter transparência e evitar ‘maracutaias’ no Congresso.

“Do jeito que está hoje, o Brasil está indo no caminho certo. E se não tivermos a contagem pública dos votos estaremos a caminho da Venezuela”, alega o profissional autônomo.

Já Gilvan Lopes, 59 anos, e Adelaine Lopes, de 56, estavam sozinhos no local. Os filhos, mais jovens, não quiseram participar da manifestação. E, na visão do casal, os movimentos pró-Bolsonaro só têm pessoas mais velhas porque os jovens não se interessam por política. E os mais velhos precisam dar o exemplo.

“Na última eleição eu creio que o Bolsonaro se elegeu no primeiro turno, e teve manipulação dos votos porque não teve contagem pública”, disse Adelaine, a partir da sua opinião pessoal.

Manifestação

A equipe de reportagem também conversou com a coordenadora dos movimentos de rua Sirlei Ratier, de 72 anos. Para ela, é importante tirar o poder do TSE e colocar na mão do povo. “Importante deixar bem claro que não estamos lutando contra a urna eletrônica, queremos o voto impresso pela urna e que ao final ele seja contado na própria sessão eleitoral”, comentou.

Segundo Sirlei, não tinha como contabilizar o total de pessoas no movimento desta manhã porque é muito variável. Mas que estava vazio porque é uma pauta nova. Apesar disso, a equipe de reportagem que esteve no local estimou uma média de 100 participantes.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhonete roubada em assalto com família rendida é encontrada abandonada em Ponta Porã

Vem aí! Anne Hathaway mostra caracterização para sequência de ‘O Diabo Veste Prada’

Alems lança edital para construção de novo plenário e bloco administrativo com 11 mil m²

Homem que ateou fogo em casa com a companheira e a filha dentro é preso

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

3 carros exclusivos que nem ganhando na Mega-Sena você poderia comprar

Últimas Notícias

Brasil

Moraes vê descumprimento de medidas e dá 24h para Bolsonaro se explicar sob risco de prisão

Ex-presidente concedeu entrevistas transmitidas em redes sociais nesta segunda-feira

Cotidiano

Congresso em MS debate uso da cannabis em tratamentos de doenças bucais

Evento destinado a comunidade odontológica começa nesta terça-feira, 22, com programação até sexta-feira, 25.

Trânsito

Motociclista que caiu ao passar em quebra-molas no Silvia Regina continua entubado na Santa Casa

O acidente ocorreu na madrugada do último sábado (19), por volta das 2h20 da madrugada

Brasil

‘Máxima humilhação’, diz Bolsonaro ao mostra tornozeleira após encontrar aliados

Manifestação ocorreu após reunião com deputados e senadores na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira