Na última segunda-feira (4), foram divulgados no (Diário Oficial de Campo Grande) dois contratos, que  preveem expansão do sistema de iluminação pública com instalação de lâmpadas de LED em Campo Grande. O valor dos contratos é de R$ 5,4 milhões.

Empresas contratadas

Conforme um dos extratos, a Construtora B&C fará a troca em “ruas, avenidas e áreas públicas-lote 002 – zona norte, compreendido pelas regiões Centro, Imbirussú, Prosa e Segredo”. Este contrato foi fechado em R$ 2.727.842,43 e a empresa terá um ano para conclusão, a partir da ordem de serviço.

A mesma empresa assina segundo convênio, de mesmo valor, prevendo a substituição na “zona sul, compreendido pelas regiões do Anhanduizinho, Bandeira e Lagoa”. O mesmo prazo é dado para conclusão.

O município anuncia, desde 2017, a substituição das luminárias da cidade por LED. Estudo de viabilidade técnico-econômica feito pela Divisão de Iluminação Pública mostra que o gasto médio com energia elétrica por luminária, onde já houve substituição, cai 42,72%, de R$ 28,86 para R$ 16,53, por lâmpada. A despesa com manutenção tem redução de 65,97%, de R$ 14,05 para R$ 4,78, segundo dados da Prefeitura de Campo Grande.

Como solicitar manutenção das lâmpadas

Primeiramente o morador precisa entrar em contato com a central de denúncias da Prefeitura Municipal, no 156, e relatar o problema que está enfrentando com a iluminação pública. Posteriormente, será gerado um cadastro com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) do morador e o endereço (com nome da rua, CEP e número) de onde o requerente quer que seja feita a troca de lâmpadas.

Após feito o cadastro do morador e informado o endereço de onde está localizado o poste com defeito, o atendente informará o protocolo de atendimento contendo 10 caracteres numéricos. A manutenção será feita dependendo exclusivamente da equipe da região do bairro solicitado.

Por conta disso, no prazo em que achar melhor, a pessoa deverá entrar em contato diretamente com a Ouvidoria no telefone 3314-4639. O funcionário que atender solicitará o protocolo de 10 números da ordem de serviço para verificar o andamento da solicitação.

O morador também pode acessar o site “Fala Campo Grande”, clicando aqui, e verificar o procedimento acessando o cadastro feito através do CPF no 156.