Cotidiano

Escuridão, alagamentos e matagal: moradores enfrentam combo do caos no Jardim das Meninas

Chuva transforma rua em rio e deixa moradores 'ilhados'

Fábio Oruê Publicado em 04/12/2021, às 13h00

Rua fica intransitável quando chove na região
Rua fica intransitável quando chove na região - Foto: Leonardo de França/ Jornal Midiamax

'É o combo do caos'. É assim que descreve a vivência no Bairro Jardim das Meninas, em Campo Grande, a moradora Beatriz de Oliveira, de 26 anos, que há oito vive no local. Matagal, escuridão, alagamentos quando chove — ruas viram atoleiros — são alguns dos problemas relatados por quem mora na região.

"Quando chove alaga tudo. As pessoas têm que voltar do serviço, os alunos da escola, mas as ruas ficam cheias de água", disse outra moradora, Maria de Lurdes Gomes, de 72 anos. "Há 26 anos eu sofro com isso", relatou ao Jornal Midiamax. Maria mora na rua Gumercindo Garcia Barbosa, que fica totalmente alagada quando chove.

"[Quando chove] Eu fico presa em casa, não consigo sair nem se precisar", reclamou a idosa. Na chuva do domingo (28) não foi diferente. "Meu vizinho teve um AVC e está em cadeira de rodas. Tentaram sair com ele, mas tiveram que voltar porque não conseguiram", contou Maria para a reportagem. 

Ruas ficam totalmente alagadas porque o local não tem escoamento. (Foto: Fala Povo/ Jornal Midiamax)

Ela também contou que dois caminhões já atolaram na esquina com a rua Castorina Rodrigues da Luz. "Um quase que tombou para o lado. Quebrou o eixo e teve que vir a patrola tirar ele". Para que a água não entre dentro da casa durante as chuvas, a filha da dona Maria teve que fazer barreiras com cascalho e terra no entorno da casa. 

Depois das chuvas, a poça gigante de água demora dias para secar. "Fica um piscinão. Depois vem a 'mosquitaiada', as baratas, ratos para dentro da casa da gente", contou.

Escuridão e matagal

Beatriz explicou que desde a ventania do dia 15 de outubro, vários postes ficaram sem luz. "Fica um breu", reclamou a moradora. Segundo ela, os moradores já acionaram a prefeitura e até vereadores, mas somente a patrola com terra passou pelas vias. "A rua empossa do mesmo jeito. Não tem escoamento", disse ela. 

Outro problema são alguns matagais que existem pelo bairro, o que torna a região mais perigosa. "Junta a escuridão e o matagal e não pode dar coisa boa", opinou. 

O Jornal Midiamax acionou e questionou a Prefeitura de Campo Grande a respeito de melhorias para a região do Jardim das Meninas. Sobre a escuridão, o problema será incluído na programação do serviço de iluminação pública. Porém, não há previsão para pavimentação. "A Prefeitura tem feito gestões para garantir recursos que viabilizem novas frentes de infraestrutura", diz nota.

Moradores ainda devem enfrentar problemas com as ruas do bairro. (Foto: Leonardo de França/ Jornal Midiamax)

Jornal Midiamax