Duas escolas de Campo Grande foram as primeiras instituições de ensino do Brasil a ser contempladas com o novo projeto de robótica do (Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação). A iniciativa conta com um curso elaborado pela (Agência Espacial Norte Americana) e possui parceira com a UnB (Universidade de Brasília) e a AEB (Agência Espacial Brasileira).

[Colocar ALT]
Prefeito de Campo Grande em escola contemplada

Na Capital, as escolas municipais selecionadas nesta segunda-feira (9) foram a José Rodrigues Benfica, no bairro Amambaí, e a Professor Licurgo de Oliveira Bastos, na Vila Nasser. A cerimônia de lançamento ocorreu na escola da região central, que possui 560 alunos, e contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad.

“A partir de agora as escolas públicas da nossa cidade passam a fazer parte do mundo da robótica. Essa disciplina envolve principalmente o raciocínio lógico, exigindo que o aluno trabalhe cada vez mais a sua capacidade de analisar um problema e determinar uma solução”, disse o prefeito.

Em todo o Brasil, 250 escolas estão participando da investida. São mais de 10 mil estudantes da educação básica de escolas públicas e particulares de 26 estados. Os alunos terão acesso a um curso online de robótica com personagens divertidos e é inspirado no projeto Artemis, da Nasa.

Por meio do projeto, os alunos acessarão um aplicativo de celular para montar projetos em 3D e, posteriormente, poderão fazer a impressão dos componentes dos robôs, rovers e em máquinas a laser, para que sejam montados e possam funcionar.

“É uma grande conquista para a nossa Rede Municipal de Ensino, e estamos trabalhando para levar o projeto para outras unidades, beneficiando mais estudantes e proporcionando acesso à tecnologia”, explicou Elza Fernandes, secretária municipal de Educação.