Cotidiano

Escola realiza oficina de tranças e turbantes em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Componente curricular novo na rede estadual de ensino

Diego Alves Publicado em 19/11/2021, às 20h36

Reprodução
Reprodução

A Escola Estadual Padre Franco Delpiano recebeu algumas integrantes do Coletivo de Mulheres Negras do MS para uma oficina de tranças e turbantes com os alunos. A atividade faz parte da disciplina Projeto de Vida, componente curricular novo na rede estadual de ensino, em homenagem a "Consciência Negra", de acordo com a professora Marta Mendes.

"A escola precisa proporcionar momentos de reflexões como a oficina de tranças e turbantes.É uma das inúmeras maneiras de combater preconceitos e racismo. A oficina trabalha a autoestima das crianças e adolescentes. "A escola não pode ficar alheia a essas questões raciais". "Momentos lúdicos como esse contribuí para a construção de uma sociedade mais igualitária e respeitosa", diz a professora

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, então líder do Quilombo dos Palmares, então localizado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, no Nordeste do Brasil.

Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.

O Dia da Consciência Negra é feriado estadual apenas em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Maranhão,

Jornal Midiamax