Será implantada, no município de Porto Murtinho, a Cívico-Militar Cláudio de Oliveira. A assinatura do Convênio de Cooperação Técnica foi realizada nesta quarta-feira (27), pelo prefeito Nelson Cintra, o Coordenador Estadual das Escolas Cívico-Militar, Coronel QOPM Carlos Hudmax, e o Coordenador de Gestão Escolar, Capitão Rafael Pinheiro Garcia.

Policiais militares serão cedidos para atuar nas funções de Oficial de Gestão Escolar, Oficial de Gestão Educacional e monitores de alunos, em articulação com o apoio técnico da SED (Secretaria de Estado de Educação), no que se refere a indicação junto ao Ministério da Educação (MEC), e na formação dos profissionais da (Secretaria Municipal de Educação do município), corpo administrativo e dos professores da EMCIM, nos aspectos administrativos, político-pedagógico, e dos policiais militares no aspecto educacional previstos no Programa das Escolas Cívico-Militares.

O prefeito, conta que esta é uma grande conquista para a rede municipal de ensino. “É uma satisfação saber que o projeto saiu do papel, aproveito para agradecer o total apoio da minha equipe nessa conquista. Trabalhamos incansavelmente para que pudéssemos obter todos os requisitos necessários para sermos contemplados”, comemora Cintra.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Rita de Cássia Padilha, toda a equipe trabalhou muito com a viabilização de toda a documentação necessária para o credenciamento ao programa. “O programa agrega valor de cidadania, patriotismo, princípios éticos e morais aos alunos. E com a implantação da EMCIM em nosso município as crianças terão acesso a uma de qualidade”.

 O programa

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógico e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.