As equipes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizam censo para estimar a população de cães e gatos em Campo Grande. O censo será retomado na próxima segunda-feira (9), assim como a ção contra a raiva. 

A Prefeitura informa que os agentes de combate a endemias estarão nas ruas para atualizar as informações, já que o último censo é de 2015. Além de fazer o levantamento, os agentes também vacinam os animais.  A campanha contra raiva acontece todo o ano e tem o objetivo de vacinar pelo menos 80% da população de cães e gatos do município. 

“Conforme o último levantamento, são cerca de 160 mil cães e 45 mil gatos na cidade, e continuaremos usando estes valores para a campanha deste ano. Os dados que iremos obter ao fim do censo de 2021 serão base para a vacinação no ano seguinte”, explica a veterinária Cláudia Macedo. 

Nesta semana, as equipes do CCZ estão circulando pela região dos bairros Pioneiras, Doutor Albuquerque e Universitário, onde ficarão até o final da semana. “Nossa campanha de vacinação inicia sempre na região do Segredo, então a partir de segunda-feira as equipes iniciarão as atividades lá, tanto o levantamento quanto a aplicação de vacinas”, conclui a veterinária. 

Anualmente, a campanha de imunização contra a raiva animal acontece com a ida dos agentes de combate a endemias nas residências para a aplicação da vacina nos animais. Mesmo levando a vacina até os imóveis onde estão os animais, nem sempre é possível vaciná-los, uma vez que os tutores podem não estar em casa quando os agentes passarem. Mesmo assim é possível levar o animal até o CCZ para garantir a imunização.