As equipes da Prefeitura de Campo Grande iniciam as obras de controle da erosão nas nascentes do córrego Gameleira, na saída para São Paulo. A erosão, localizada às margens da Gury Marques, ameaça um trecho da avenida e um residencial próximo. 

Segundo a Prefeitura, além de praticamente secar um trecho extenso do córrego, o avanço da voçoroca coloca em risco um trecho da avenida, a sede campo de sindicato dos eletricitários e até mesmo um residencial, o Novo Século. 

Nos últimos 4 anos, a Sisep (Secretaria Municipal de e Serviços Públicos), conseguiu conter o avanço do buraco despejando caminhões de aterro. Paralelamente, foi concluída a implantação de 2 km de na Cidade Morena, bairro mais acima, outra margem da Gury Marques. A tubulação reduziu a velocidade da enxurrada que atravessa pela tubulação sob a avenida antes de desembocar no córrego e arrancava o barranco do córrego.

A secretaria explica que o controle da erosão permitiu adotar uma solução de engenharia mais barata. Ao invés de uma barragem de nove metros, um vertedouro de cinco metros, em forma de tulipa, será feito um dissipador de energia (uma espécie de escada para reduzir a velocidade da água) logo após a travessia da avenida. O buraco será parcialmente aterrado e sobre ele está programada a construção de 14 barragens ao longo do buraco com 1,5 metro de altura.

De acordo com o secretário adjunto de Infraestrutura, Ariel Serra, quando a água da chuva atingir a cota máxima suportada pela barragem, o excedente vai cair nesse vertedouro, espécie de poço profundo, e voltará ao curso normal do córrego, por onde escoará sem ampliar a voçoroca. Segundo ele, a aberta será fechada gradativamente com o próprio sedimento retido na barragem.

A obra chegou a ser licitada há quatro anos, mas não foi levada adiante porque na época a empreiteira vencedora da concorrência desistiu do contrato.

(com informações da Sisep)