Pular para o conteúdo
Cotidiano

Equipes de obras iniciam construção de rotatória no bairro Nova Campo Grande

Obra facilitará acesso ao Polo Empresarial Oeste
Arquivo -

Começaram as obras de construção de uma nova rotatória no bairro Nova e os moradores da região já percebem a movimentação das equipes da Prefeitura no local. A rotatória será construída na confluência das avenidas Amaro Castro Lima, 4 e as ruas 50 e 26.

O objetivo na construção da rotatória é reordenar o trânsito e melhorar o tráfego da região. Todos os dias, passam pelo local moradores dos bairros Nova Campo Grande, Carioca e Serradinho. Ela também encurtará, em 6 km, aproximadamente, a distância até o Polo Empresarial Oeste, onde muitos moradores da região trabalham.

A Prefeitura ainda ressalta que a avenida Amaro Castro Lima já está sendo duplicada, serviço que se estenderá até o trecho final, na confluência com as avenidas 2 e 7, que também passarão a ter duas pistas. A rotatória da Amaro, na entrada do bairro, já está pronta.

O trecho onde está sendo feita a nova rotatória tem vários pontos onde literalmente mina água a pouco mais de um metro de profundidade. Exatamente em função destas características do solo do bairro, é que o projeto de do Nova Campo Grande exigiu técnicas usadas em outras regiões da cidade.

Além de 12,7 km da tubulação convencional, está programada a implantação de 6,7 km de drenos geocompostos, acompanhando o meio fio. O sistema tem o formato de uma rede, enterrada a 1,5 metro da superfície, para captar a água do lençol freático e escoar até as bocas de lobo, e daí chegar à tubulação de drenagem.

O secretário de e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, reforça que este sistema garante durabilidade ao pavimento porque evita que a água do lençol freático suba até a superfície e destrua o asfalto. “É a solução indicada para solos com as características iguais ao da Nova Campo Grande, onde perfurar um metro é suficiente para a água minar naturalmente e, muitas vezes, na época de chuva, escorrer a céu aberto, mesmo nos intervalos de estiagem”, detalhou.

No formato tradicional, em locais de lençol freático aflorado, a tubulação é assentada sobre pedras, sendo protegida por uma lona porosa para a água escoar embaixo dos tubos e do aterro. A implantação da drenagem em algumas ruas do Nova Campo Grande, como a Avenida Amaro de Castro Lima, não é uma tarefa simples, segundo o engenheiro Francisco Martínez, superintendente de Obras da . Ele explica que é necessário abrir uma valeta de 3 metros de profundidade, bombear a água que brota no fundo, colocar pedra rachão, para depois assentar os tubos de até 1 metro de diâmetro.

Nesta etapa, o projeto de infraestrutura para o Nova Campo Grande prevê a execução de 24 km de pavimentação e 9 km de recapeamento. Foram feitos trechos de asfalto e recapeamento da Avenida Amado Castro Lima; ruas 52, 57, e Nilo Barem, acesso ao bairro pelo Serradinho.

(informações da Sisep)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1866 – Soldados paraguaios deixam Nioaque de volta a Assunção

VÍDEO: Advogado é enviado pela OAB-MT para acompanhar operação e acaba preso

Leilão do Detran tem Ford Ranger com lance inicial de R$ 20 mil

bruno henrique

Bruno Henrique é denunciado pelo STJD por manipulação e pode ser suspenso por até dois anos

Notícias mais lidas agora

Ex-marido que matou Cinira durante emboscada morre na Santa Casa de Campo Grande

Consórcio Guaicurus culpa passageira por acidente e contesta indenização: ‘De pé e sem cautela’

Após ‘zerar’ nota de transparência, MPMS anuncia programa para combater desvios

Coronel David convoca apoiadores da direita para buzinaço neste domingo

Últimas Notícias

Polícia

Morador de Ponta Porã leva prejuízo de R$ 16 mil em golpe de venda de veículo

Após o pagamento, o suposto vendedor bloqueou o comprador e deixou de responder suas mensagens e ligações

Polícia

Mulher é baleada por dupla em motocicleta em cruzamento no Parque do Lageado

A moça contou aos policiais que estava no cruzamento das ruas Anselmo Selingardi com Maria Del Horno Samper quando os indivíduos chegaram

Cotidiano

Sábado será de tempo firme e máxima deve alcançar os 35ºC em MS

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) ressalta que os níveis de umidade relativa do ar devem variar entre 15% e 35%

Polícia

Homem é preso em Dourados após invadir frigorífico com barra de ferro e fazer ameaças

Acusado se recusou a fornecer dados pessoais e se identificou como ‘justiceiro’