Começaram as de construção de uma nova rotatória no bairro Nova Campo Grande e os moradores da região já percebem a movimentação das equipes da Prefeitura no local. A rotatória será construída na confluência das avenidas Amaro Castro Lima, 4 e as ruas 50 e 26.

O objetivo na construção da rotatória é reordenar o trânsito e melhorar o tráfego da região. Todos os dias, passam pelo local moradores dos bairros Nova Campo Grande, e Serradinho. Ela também encurtará, em 6 km, aproximadamente, a distância até o Polo Empresarial Oeste, onde muitos moradores da região trabalham.

A Prefeitura ainda ressalta que a avenida Amaro Castro Lima já está sendo duplicada, serviço que se estenderá até o trecho final, na confluência com as avenidas 2 e 7, que também passarão a ter duas pistas. A rotatória da Amaro, na entrada do bairro, já está pronta.

O trecho onde está sendo feita a nova rotatória tem vários pontos onde literalmente mina água a pouco mais de um metro de profundidade. Exatamente em função destas características do solo do bairro, é que o projeto de drenagem do Nova Campo Grande exigiu técnicas usadas em outras regiões da cidade.

Além de 12,7 km da tubulação convencional, está programada a implantação de 6,7 km de drenos geocompostos, acompanhando o meio fio. O sistema tem o formato de uma rede, enterrada a 1,5 metro da superfície, para captar a água do lençol freático e escoar até as bocas de lobo, e daí chegar à tubulação de drenagem.

O secretário de e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, reforça que este sistema garante durabilidade ao pavimento porque evita que a água do lençol freático suba até a superfície e destrua o asfalto. “É a solução indicada para solos com as características iguais ao da Nova Campo Grande, onde perfurar um metro é suficiente para a água minar naturalmente e, muitas vezes, na época de chuva, escorrer a céu aberto, mesmo nos intervalos de estiagem”, detalhou.

No formato tradicional, em locais de lençol freático aflorado, a tubulação é assentada sobre pedras, sendo protegida por uma lona porosa para a água escoar embaixo dos tubos e do aterro. A implantação da drenagem em algumas ruas do Nova Campo Grande, como a Avenida Amaro de Castro Lima, não é uma tarefa simples, segundo o engenheiro Francisco Martínez, superintendente de Obras da Sisep. Ele explica que é necessário abrir uma valeta de 3 metros de profundidade, bombear a água que brota no fundo, colocar pedra rachão, para depois assentar os tubos de até 1 metro de diâmetro.

Nesta etapa, o projeto de infraestrutura para o Nova Campo Grande prevê a execução de 24 km de pavimentação e 9 km de recapeamento. Foram feitos trechos de asfalto e recapeamento da Avenida Amado Castro Lima; ruas 52, 57, e Nilo Barem, acesso ao bairro pelo Serradinho.

(informações da Sisep)