Cotidiano

Equipes começam vacinação em domicílio a 1,1 mil idosos acamados em Campo Grande

Equipes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) começam, nesta terça-feira (02), a ir até as casas de idosos acima de 80 anos que estão acamados para vacinação da Covid-19. A estimativa da prefeitura é imunizar 1.147 pessoas deste grupo. Para receber a equipe de imunização, é necessário que o idoso esteja cadastrado no sistema da […]

Gabriel Maymone Publicado em 02/02/2021, às 11h40

Equipes de vacinação vão até casas para aplicar doses em idosos acamados. (Foto: Divulgação)
Equipes de vacinação vão até casas para aplicar doses em idosos acamados. (Foto: Divulgação) - Equipes de vacinação vão até casas para aplicar doses em idosos acamados. (Foto: Divulgação)

Equipes da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) começam, nesta terça-feira (02), a ir até as casas de idosos acima de 80 anos que estão acamados para vacinação da Covid-19. A estimativa da prefeitura é imunizar 1.147 pessoas deste grupo.

Para receber a equipe de imunização, é necessário que o idoso esteja cadastrado no sistema da prefeitura (vacina.campogrande.ms.gov.br). Então, a unidade de saúde que atende a região em que o idoso mora irá estabelecer um cronograma com horários específicos, assim como acontece em outras vacinações como a da gripe, por exemplo.

Caso o paciente acamado não seja cadastrado, a orientação é de que o familiar formalize o pedido na unidade de saúde de referência, ou seja, a mais próxima da sua residência, fornecendo o nome, endereço completo e telefone do paciente. É necessário estar munido do documento pessoal no ato da solicitação. É importante também manter os dados atualizados para facilitar o contato. São consideradas idosas acamadas as pessoas com mais de 60 anos que necessitam de cuidados de saúde dentro de sua residência e que estão impossibilitadas de se deslocar até uma unidade de saúde.

Vacinação em Campo Grande

Campo Grande entra no segundo dia de vacinação a idosos acima de 80 anos que não estão em asilos. Nesta terça-feira (02), recebem a vacina idosos com 98 anos, ontem foi a vez dos que têm 99 anos ou mais.

Assim, a previsão do município é que, até o fim do mês, imunize cerca de 18 mil pessoas acima de 80 anos. Cada dia do mês será destinado para uma faixa etária. Porém, aquele que perder a data ou não puder comparecer, poderá ir a um posto de saúde no sábado seguinte. “Haverá também a vacinação aos sábado, visando imunizar justamente aquelas pessoas que deveriam ter ido durante a semana e não conseguiram”, disse a prefeitura.

Conforme o cronograma, a expectativa é concluir essa segunda etapa da vacinação no dia 27 de fevereiro. A ordem será decrescente, ou seja: o primeiro dia será para quem tem mais de 99 anos e a idade vai diminuindo até chegar no último dia, que será aos que têm 80 anos. Veja o cronograma da vacinação da Covid-19 para Campo Grande abaixo:

Vacinação começa nesta segunda-feira para idosos a partir de 99 anos em Campo Grande

Jornal Midiamax