O primeiro dia de provas do 2021 foi tranquilo em Campo Grande (MS). Por volta das 17h20 deste domingo (21), estudantes já começaram a deixar os locais em que o Exame Nacional do Ensino Médio foi realizado na Capital de Mato Grosso do Sul, cerca de 40 minutos antes do tempo final para a realização da prova.

Desta vez, as questões foram relacionadas às disciplinas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, além da língua estrangeira (inglês ou espanhol) escolhida na inscrição. 

Sem “Show dos Atrasados”, memes, baixaria, pancadaria, ou b.o's em geral, o domingo correu bem. A única polêmica envolvendo o foi sobre o tema da redação deste ano: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

A prova de redação do Enem exige dos candidatos a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Em geral, o foco é em temas que discutem questões sociais, tecnológicas, culturais ou políticas.

Nas redes sociais, o assunto “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” assustou os internautas que ficaram sabendo do “desafio” para quem fez a prova na tarde de hoje. Muitos sequer conseguiram entender e interpretar o que o assunto propõe. 

Ainda tem mais…

O segundo e último dia de aplicação do Enem ocorre no domingo, dia 28 de novembro. Neste dia, os candidatos responderão a 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, sendo que cada área terá 45 questões objetivas.