O primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está próximo e tem 50 escolas que servirão como locais de prova. A primeira prova é aplicada neste domingo (17) e exame deve ser um pouco diferente neste ano: as salas terão capacidade reduzida e a máscara se torna item obrigatório para os candidatos – com risco de eliminação da prova. 

A SED (Secretaria de Estado de Educação) informou que ao todo serão 135 escolas da Rede Estadual utilizadas como locais de aplicação das provas, sendo 21 delas em Campo Grande. Já a Semed (Secretaria Municipal de Saúde) explica que a Capital tem 98 escolas municipais e em 29 delas haverá aplicação da prova do Enem.

Conforme informações do (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), neste ano a prova segue um conjunto de medidas preventivas, por conta da pandemia de coronavírus. O  número de participantes por sala foi reduzido, a ocupação será de 50% da capacidade de cada sala.

Além disso, o Inep ressalta que os locais de prova serão higienizados antes de cada aplicação e organizados para garantir o distanciamento social adequado. Será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial durante toda a aplicação. O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca ou se recusar a respeitar os protocolos de segurança, será eliminado do exame.

Pessoas que são do grupo de risco, como idosos, gestantes ou pessoas com doenças respiratórias, ficarão em salas separadas dos demais candidatos. Neste caso, a ocupação será de 25% da capacidade máxima. O Inep ainda informa que uma sala de até 12 pessoas será destinada aos participantes mais vulneráveis à .

Outra informação muito importante é que os candidatos infectados ou com sintomas de coronavírus ou outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer aos locais de prova. Nesses casos, o Inep orienta que a condição deverá ser comunicada e comprovada, por meio da Página do Participante, para que seja avaliada a possibilidade de reaplicação.