Um ‘esquenta’ para as obras de asfalto, os moradores do bairro Rita Vieira já se preparam para a ligação da rede de esgoto em Campo Grande. Um veículo da Águas Guariroba passa pelas ruas do bairro anunciando sobre a ligação e a visita dos funcionários para assinatura do contrato. Com isso, a procura por encanadores aumentou muito e há profissionais até com lista de espera.
Para direcionar o esgoto da residência para a rede pública, é preciso fazer a ligação do esgoto doméstico para o Til (Terminal de Inspeção e Limpeza), em frente aos imóveis. A despesa com materiais e mão de obra são pagas pelo dono da casa. Na região do Rita Vieira, as obras de ampliação beneficiarão mais de 12,7 mil pessoas com a implantação de 40 mil metros de extensão de rede de esgoto.
O encanador Valdir Xavier explica que a concessionária deixa o Til pronto na calçada, para que o morador possa conectar a tubulação com a rede coletora de esgoto na rua. O profissional explica que o valor do serviço varia muito de acordo com as características da casa.
“Depende muito da distância até o Til na calçada, se tem piso e tem que quebrar, se é de terra. É um serviço que pode levar mais de um dia, por isso o preço varia muito”, comenta.
O encanador Natanael da Silva conta que já recebeu diversas ligações de moradores do Rita Vieira em busca da ligação de esgoto. Ele explica que já tem uma lista grande e que a procura tem sido alta pelo serviço. “Eu trabalho com esse tipo de serviço, meu filho, meu irmão também. Todos estamos com bastante clientes marcados”, diz.
Natanael relata que o serviço leva de um a dois dias para ser executado e que o preço é, em média, de R$ 400. “Eles deixam o til do esgoto na calçada. O custo depende muito da distância para a calçada e a dificuldade. Geralmente tem que quebrar, fazer novamente o piso”, explana o encanador.
Muitos moradores da região já estão ansiosos pela ligação do esgoto, mas fique atento: o morador contemplado deve aguardar o contato pela concessionária através de um aviso, que é recebido por carta entregue pelo correio, ou mesmo, esperar por um agente comercial. “Sendo confirmado o contato e a assinatura do contrato de adesão, o cliente passa a ter o prazo de 30 dias para se conectar à rede de esgoto liberada”, informa a Águas Guariroba.
A concessionária ressalta que equipes farão visitas nos trechos dos bairros com redes liberadas para conexão. As visitas poderão ser retomadas para casos em que o cliente não tenha sido encontrado. Também é possível entrar em contato pelos canais de atendimento no telefone 0800 642 0115, pelo WhatsApp 67 99123 0008 e na Loja Central, na rua Mal. Rondon, nº 1808. “A ligação de rede de esgoto no imóvel é uma ação necessária para garantir melhor qualidade de vida e saúde. Além disso, é uma das principais maneiras de preservar os recursos naturais da região”, reforça, em nota.
Asfalto no Rita Vieira
O tão sonhado asfalto deve se tornar realidade em breve no bairro Rita Vieira, em Campo Grande. Em agosto, a Prefeitura de Campo Grande inicia a primeira etapa das obras de drenagem e pavimentação no bairro. O investimento será de R$ 15,3 milhões para execução de 14,5 km de asfalto e 4,5 km de recapeamento. Confira as ruas contempladas:
- Rua Dom Duarte da Costa
- Rua Roque Tertuliano de Andrade
- Rua Maria Justina de Souza
- Rua Doutor Adeir Ávila de Andrade
- Rua Vilma Andrade Costa
- Rua Mariza Andrade Ribeiro
- Rua Delcides Mariano
- Rua Ana Basília
- Rua Josué Pereira Ferreira
- Rua João Vieira de Menezes
- Rua Rotterdan
- Rua Laura de Abreu
- Rua Semiramis
- Rua Juazeiro do Norte
- Rua Nair Dobes
- Rua Mário Carrato
- Rua Vera Cruz
- Rua Colômbia
- Rua Rio Bonito
- Rua Lauro Arruda M. Filho
- Rua Luiz Alves
- Rua Theófilo Alves Dias