Nos três primeiros meses de 2021, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) registrou um aumento de 9,5% nos licenciamentos emitidos. A comparação foi realizada com o ano anterior. Assim, 121.107 documentos foram emitidos neste ano.

De acordo com a Dirve (Diretoria de Registro e Controle de Veículos), entre janeiro e março de 2020, foram emitidos 110.458 licenciamentos. Para a diretora da Dirve, Loretta Figueiredo, o resultado é positivo e vai contra a crise vivida no Estado e País.

“Mesmo com as dificuldades durante a pandemia, as pessoas estão mais preocupadas em andar com os veículos regularizados, para evitar possíveis infrações”, comentou. Desde 15 de março, a emissão do documento é feita exclusivamente de forma online.

Como emitir o documento? Ao acessar o site do Detran-MS, o usuário clica em Portal de Serviços, no canto superior direito e é remetido diretamente ao Meu Detran. Assim, após cadastrar os próprios dados, o usuário tem acesso direto a serviços de forma separada. Para emitir e pagar o licenciamento, basta apenas acessar a aba “Veículos”.

Prazos

Por causa da pandemia do coronavírus, o Detran-MS publicou no Diário Oficial do Estado no final de março, um novo calendário de licenciamento de veículos. Confira como fica o calendário:

Final da placa – Mês de quitação
1 e 2 -Maio
3 e 4 – Junho
5 e 6 – Julho
7 e 8 – Agosto
9 – Setembro
0 – Outubro