Cotidiano

Em Três Lagoas, cesto de contenção de resíduos com quase 100 kg é furtado da segunda lagoa

Estrutura é feita de ferro e tem a função de conter o lixo

Ranziel Oliveira Publicado em 10/06/2021, às 16h52

Cesto de contenção de lixo
Cesto de contenção de lixo - (Foto: Divulgação / Prefeitura de Três Lagoas)

Com quase 100 kg, um cesto de contenção de resíduos instalado em uma das bocas de lobo da Segunda Lagoa foi furtado, no município de três Lagoas. O crime foi identificado nesta quinta-feira (9) durante uma vistoria de rotina da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio).

De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Maysa Costa, a inspeção no entorno da Segunda Lagoa é feita semanalmente e, devido à chuva de terça-feira (08), a equipe se dirigiu ao local para verificar o volume de lixo que vêm pelas galerias e fica retido nos cestos.

“Foi neste trabalho que tivemos a desagradável surpresa de descobrir que um dos cestos foi roubado. Este crime, além de ser uma depredação ao patrimônio público, compromete a saúde do bioma da Segunda Lagoa, visto que essas armações já foram instaladas para impedir que diversos tipos de lixo poluíssem o leito e causassem dano à fauna existente na lagoa”, exclamou.

O cesto de contenção foi instalado em novembro de 2019, justamente com a finalidade de impedir a passagem de materiais plásticos, galhadas, papeis e outros resíduos para dentro da Segunda Lagoa. Este cuidado tornou o local mais limpo e preservado, trouxe mais qualidade à água e vegetação e, consequentemente, aos peixes e animais do local.

Todo feito de ferro, o objeto pesa aproximadamente 100 quilos, tem 1,60 metros de altura e largura. Possivelmente, o crime tenha a participação de mais de uma pessoa. A SEMEA pede que, caso alguém tenha informações sobre os autores do furto ou localização do cesto, denunciem ao 190 da Polícia Militar ou entre em contato com a Secretaria pelo telefone: (67) 3929-1248.

Jornal Midiamax