Em nota, CCZ lembra que tratamento de leishmaniose é responsabilidade de tutores
Após o protesto promovido por 9 ONGs (Organizações Não Governamentais) em frente à Prefeitura Municipal contra a eutanásia de cachorros com leishmaniose, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) emitiu nota lembrando que o tratamento dos animais com a doença é de responsabilidade dos tutores. Conforme nota encaminhada ao Jornal Midiamax, a Sesau (Secretaria Municipal […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após o protesto promovido por 9 ONGs (Organizações Não Governamentais) em frente à Prefeitura Municipal contra a eutanásia de cachorros com leishmaniose, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) emitiu nota lembrando que o tratamento dos animais com a doença é de responsabilidade dos tutores.
Conforme nota encaminhada ao Jornal Midiamax, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) pontua que não existe a realização de procedimentos de eutanásia de forma indiscriminada em cães no município. Além disso, pontuou que o tratamento da doença não é orientado pelo Ministério da Saúde e, por tanto, não realiza.
“O mesmo pode ser providenciado pela pessoa responsável pelo animal, sendo necessário o acompanhamento de um médico veterinário em razão das possíveis complicações que possa apresentar. Por ser considerada uma área endêmica para a doença, há muitos anos as medidas e ações de prevenção são realizadas sistematicamente em nosso município, tanto na área urbana quanto na área rural”, pontuou.
A Sesau esclarece também que nos últimos quatro anos triplicou a quantidade de procedimentos de castrações em Campo Grande, saltando 200% nos processos, passando de 200 para 600 castrações em felinos por mês, a partir da estruturação de um novo centro cirúrgico.
“A previsão é de que até o próximo mês entre em operação o serviço do Castramóvel que irá atender áreas em situação de vulnerabilidade com a castração de cães. Além disso, nos últimos Campo Grande avançou também na construção das políticas públicas voltadas a saúde e bem estar animal, com a instituição do conselho e da subsecretaria de bem estar animal”, finalizou em nota.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
Confira quais comissões ‘brilham os olhos’ de vereadores reeleitos para a próxima legislatura
Confira a matéria especial preparada pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax sobre o tema
VÍDEO: Mulher é atingida por bala perdida durante tiroteio no Centro de Cassilândia
Homem envolvido no tiroteio também ficou ferido
Precisa fazer compras de Natal? Centro de Campo Grande funciona até às 22h neste fim de semana
Se você ainda não comprou os presentes de Natal, o centro segue com horário estendido até o dia 23 de dezembro
Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
Motorista bateu na lateral da carreta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.