A secretária extraordinária de enfrentamento à e ex-diretora do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), Rosana Leite de Melo, admitiu, na manhã desta sexta-feira (17), em evento do Ministério da Saúde, em Campo Grande, que a suspensão da vacinação contra covid em adolescentes tem como objetivo priorizar a aplicação da 3ª dose em idosos e imunossuprimidos.

“A recomendação do Ministério da Saúde é que os pais que levaram os filhos para tomar a 1ª dose não levem para tomar a 2ª. O objetivo é aplicar a 3ª dose na população de idosos e imunossuprimidos”, declarou Rosana.

Ainda conforme a secretária, a decisão da pasta em suspender a vacinação em adolescentes, anunciada no início do mês, se deu por questões técnicas. “Essa determinação de não vacinar [adolescentes] não tem nada a ver com orientação direta do presidente”, pontuou, reforçando tratar-se de questão de logística de doses.

Vacinação em adolescentes

Após o Ministério da Saúde recuar e suspender a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades,  a SES informou que não vai seguir a indicação e imunização no público continuará no Estado. Em MS, mais de 167 mil doses já foram aplicadas em adolescentes sem comorbidades.

Conforme explicou a SES em nota ao Jornal Midiamax, os municípios foram orientados a continuarem vacinando os adolescentes sem comorbidades com doses da Pfizer. “Mato Grosso do Sul não registrou nenhum efeito adverso grave da vacina aplicada em adolescentes. O Ministério da Saúde tomou a decisão de forma isolada, sem consultar a câmara técnica, assim como sem consultar o Conass e Conasems”, disse a pasta.

O Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) criticaram a decisão mais cedo. Os conselhos encaminharam uma nota conjunta ao presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, pedindo um posicionamento ao órgão.