Em meio à crise hídrica, saiba como denunciar desperdício de água em Mato Grosso do Sul

O país vive a pior crise hídrica dos últimos 91 anos e pode sofrer com racionamento de energia e água, além de correr risco de apagões. Dessa forma, é importante que haja conscientização da população, principalmente, em relação ao uso da água. Para ajudar na fiscalização, vamos destacar os canais de denúncia para desperdício de água.
A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), que atende 68 municípios do Estado, informou que possui ações de fiscalização que envolvem, principalmente, a identificação de ligações clandestinas e vazamentos na rede de distribuição. “Ações de prevenção que identificam vazamentos ‘invisíveis’ também fazem parte da rotina das equipes de campo”, pontuou em nota.
O número para denúncias da Sanesul é o 0800 067 6010, que pode ser usado para as seguintes denúncias:
- Abrir chamado de conserto de rede quando for detectado na rua
- Irregularidades (ligações clandestinas ou meios de distorcer o real consumo, etc…)
A concessionária lembra que furtar água é crime previsto no art. 155 do Código Penal que pode render multa ou até prisão. Além disso, ligações clandestinas podem contaminar a água tratada e levar doenças à população.
Campo Grande
A prefeitura informou que, quando detectados vazamentos de água tratada, os casos são reportados à Águas Guariroba, responsável pelo abastecimento em Campo Grande.
Nos casos de lançamento de água servida na rua, a orientação é denunciar via 156.
A concessionária orienta que os consumidores fiquem atentos a vazamentos internos e forneceu orientações para evitar o desperdício:
- Com a caixa d’água cheia, feche todas as torneiras e desligue aparelhos que usam água, se o hidrômetro continuar se movimentando, há vazamento na casa.
- Mofo e umidade em paredes e mudança da coloração do revestimento podem indicar vazamentos de água;
- Depois de um tempo sem usar o vaso sanitário, encoste um papel absorvente na parede do vaso. Se o papel ficar molhado é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga;
- E a torneira não for alimentada por caixa d’água, feche o registro da casa, abra a torneira e espere a água parar de sair. Depois, coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se a água do copo for sugada pela torneira, há vazamentos no caso;
- Se você sabe por onde passa o encanamento da parede, bata com cuidado nessa área. Se o som for diferente em alguma parte, há possibilidade de vazamentos.
Confira mais dicas para aproveitar melhor a água:
- Aproveite a água da máquina para lavar a calçada;
- Troque a mangueira pelo balde para lavar o chão;
- Evite banhos demorados e feche o chuveiro quando for se ensaboar;
- Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba;
- Feche bem as torneiras após o uso;
- Aposte nos arejadores de torneira. Eles diminuem o volume de água sem prejudicar o fluxo;
- Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas;
- Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer e utilize regador em vez
- De mangueira.