Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em meio a assaltos e reclamações, motoristas de aplicativo vão filmar viagens em Campo Grande

A Uber trouxe nesta semana para Campo Grande um projeto piloto que permite a gravação em vídeo das viagens realizadas durante o transporte pelo aplicativo. Diante do cenário em que parceiros estão sujeitos a assaltos e reclamações, o objetivo é garantir mais segurança e tranquilidade aos motoristas e passageiros. Caso seja necessário, as filmagens poderão […]
Arquivo -

A trouxe nesta semana para um projeto piloto que permite a gravação em vídeo das viagens realizadas durante o transporte pelo aplicativo. Diante do cenário em que parceiros estão sujeitos a assaltos e reclamações, o objetivo é garantir mais segurança e tranquilidade aos motoristas e passageiros. Caso seja necessário, as filmagens poderão ser acessadas pela empresa e cedida aos órgãos competentes.

O recurso, disponibilizado por meio de um app parceiro, permitirá que os condutores usem a própria câmera do celular para gravar as viagens. Em fevereiro, a ferramenta começou a ser utilizada em Aracaju (SE) e, agora, além da capital sul-mato-grossense, chega também a Ribeirão Preto (SP), (RN) e Maceió (AL).

 A filmagem via telefone está sendo testada como uma alternativa, escalável e sem custo, para o registro dos serviços. Se implementada, a solução estará disponível a qualquer um que queira dirigir com o app, em qualquer lugar.  “Queremos entender se essa tecnologia de gravação de imagens pode contribuir para que motoristas parceiros e usuários tenham ainda mais tranquilidade para continuar usando a Uber, claro que sempre respeitando as normas de privacidade”, explica a diretora-geral da Uber no Brasil, Claudia Woods.

 O piloto começou com um grupo reduzido e será aos poucos expandido até chegar a todos os motoristas parceiros de Campo Grande. Os parceiros podem escolher participar ou deixar esse piloto a qualquer momento. Os usuários conectados aos motoristas participantes  do teste também são informados que sua pode estar sendo gravada, para que possam  optar por cancelar e buscar outro parceiro, se assim preferirem. 

Assim como já ocorre no recurso de gravação de áudio, lançado em âmbito nacional recentemente, a gravação de vídeo também permanecerá criptografada no celular, sem que ninguém possa acessá-la – nem o próprio motorista, que não possui a chave da criptografia. 

Quando o motorista enviar o arquivo, este ficará armazenado com a empresa parceira, que terá acesso apenas às informações básicas do parceiro e data e horário da gravação, mas sem qualquer dado sobre usuários, pontos de embarque e desembarque, etc. 

Se, mais tarde, o motorista decidir abrir uma reclamação de segurança, ele terá a opção de adicionar o vídeo em questão. Só então a Uber terá acesso às imagens. Além do chamado aberto pelo próprio parceiro para solicitar uma investigação à Uber, só as autoridades competentes podem solicitar acesso às imagens para a Uber, na forma da lei.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
recesso jingle

[ BASTIDORES ] Fim do recesso traz dúvidas sobre nova CPI

Tribunal Constitucional da Itália divulgou decisão de tema importante sobre o benefício de cidadania por direito de sangue

1866 – Homens de Corumbá são deportados para Assunção

Mulher é encontrada morta em lago de distrito de Fátima do Sul e polícia investiga circunstâncias

Notícias mais lidas agora

20º feminicídio em MS: professora é morta a facadas pelo ex-marido em Ribas do Rio Pardo

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Esposa encontra rapaz morto dentro de banheiro de residência em Campo Grande 

Últimas Notícias

Cotidiano

Agosto começa com sol entre nuvens e máxima deve alcançar os 35°C em MS

Estado enfrenta índice de baixa umidade do ar

Cotidiano

Agosto é marcado por datas comemorativas, mas apenas um feriado em Campo Grande

Campo-grandenses terão apenas um dia de descanso de feriado no mês

Polícia

Premeditação: Ex de Cinira armou emboscada e a matou com 5 facadas após vítima assumir namoro

Anderson Aparecido atentou contra a própria vida após matar Cinira

Le Blog Maria Antonia

Tom Cruise e Ana de Armas são vistos de mãos dadas e levantam rumores de romance

Os rumores de um possível romance entre Tom Cruise e Ana de Armas ganharam força após os dois serem flagrados de mãos dadas durante um passeio pelas ruas de Vermont, nos Estados Unidos. As imagens, registradas no último fim de semana, só vieram a público nesta semana, e desde então têm movimentado os fãs nas … Continued