O dia mais frio do ano em foi ‘congelante' para os moradores da do Mandela, na região norte de Campo Grande. Dentre os 370 moradores, 240 são crianças, ou 65% do total. Diante da vulnerabilidade social do local, qualquer tipo de doação é bem-vinda, porém, os pedidos mais frequentes por lá são os agasalhos infantis.

É o caso da dona de casa Sandra Micaeli dos Reis, de 33 anos, que mora há 4 na comunidade. Com 5 filhos e grávida do 6º, a mulher conta que recebeu doações de cobertas, mas ainda faltam roupas de frio para os filhos, que têm 17, 13, 9, 6 e 3. “Foi congelante, a gente dormiu todos juntos”, conta.

Como os moradores da favela receberam muitas doações de cobertas, elas foram usadas para tampar as frestas dos barracos para impedir a entrada do vento gelado. 


Sandra Mikaeli vive em barraco com 5 filhos e está grávida do 6º – Foto: Henrique Arakaki / Midiamax

No entanto, os moradores pedem que, se possível, sejam feitas doações de lonas, pois cobrem melhor as imperfeições das habitações e protegem melhor contra os ventos frios, intensificados pela proximidade com o córrego e por estar localizado em região de morro.

Quem também aproveitou as cobertas recebidas para outros fins foi Elen Pereira Paco, de 22 anos, que mora em um dos barracos com o esposo e uma filha de 3 anos. “Foi muito frio. Coloquei a coberta na parede para melhorar o vento”, conta. Entretanto, a jovem relata que as cobertas recebidas agravam a situação de quem tem problemas respiratóris e, por isso, também prefere lonas.


Elen e a filha, de 3 anos – Foto: Henrique Arakaki / Midiamax

A representante da comunidade, Greicele, explica que no local vivem 180 famílias e que toda doação é bem vinda. O número dela é o 3300-5687. Quem quiser ajudar também pode entrar em contato com Sandra pelo 99333-7025.

Nesta madrugada, a temperatura chegou a 4ºC em Campo Grande, com sensação térmica de 0ºC. Esta terça-feira também terá noite com temperaturas muito baixas, segundo a previsão do tempo.