Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em ano olímpico, estruturas para prática esportiva vão de boas a precárias em Campo Grande

Na Capital, 15 modalidades olímpicas possuem unidades para uso de atletas e aspirantes
Arquivo -

O clima de Olimpíadas remete a sentimentos de inspiração em muitos que desejam um dia representar o na posição de atleta. E essa grande vontade, como todo sonho, começa de baixo. O maior evento esportivo do mundo levanta questões sobre as estruturas disponíveis nas cidades para a prática olímpica, como meio de preparo ao futuro competidor.

Em , existem vários locais que permitem crianças, adolescentes e jovens a treinar suas habilidades e aperfeiçoá-las. O futebol é a modalidade que mais possui espaços para a prática do esporte. Somente na Capital, são 20 lugares.

O judô aparece em seguida, com sete locais na cidade. E na sequência, quatro pontos espalhados por Campo Grande estão acessíveis para quem gosta de jogar vôlei. E há abrangência até para modalidade pouco conhecida, como o badminton.

De acordo com a (Fundação Municipal de Esportes), existe pretensão de instalações de mais ambientes esportivos na cidade. A fundação afirmou que já há planejamento e abertura de licitações para novas obras.

No mês de agosto, a previsão é de entrega de revitalizações. Em parceria com a (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), a Funesp informa que está na fase final da implantação do módulo esportivo no Parque Tarsila do Amaral.

No local, haverá quadras de esporte com grama sintética, quadra de basquete com de águas superficiais no entorno da área e equipamentos de iluminação. Ainda, são esperadas reformas na Praça Esportiva Elias Gadia e no Parque do Sóter.

Outro lado

Embora haja notícias animadoras, ainda há muito o que conquistar. O sucesso da fadinha do Maranhão, Rayssa Leal, com sua medalha de prata no skate, em Tóquio 2020, estimula muitos skatistas a seguirem o mesmo caminho. Mas em Campo Grande, os desafios são diversos, como relata Edduarda Grego, atleta do skate que já competiu ao lado da medalhista maranhense.

“Aqui na cidade, as pistas com mais espaços e obstáculos são da Orla Morena e do Parque das Nações. E nas duas, os próprios skatistas se mobilizam, fazem vaquinha e vendem roupas de brechó para arrecadar dinheiro e consertar obstáculos quebrados”, revelou Grego.

A atleta diz também que a cidade tem oito lugares para praticar manobras de skate, mas que muitos desses estão em condições precárias para o uso.

Segundo Edduarda, as pistas não recebem manutenção, o que pode ocasionar acidentes. “Caso o chão esteja quebrado, qualquer minúsculo pedaço de pedra pode provocar um acidente muito grande”, comentou.

Ela explica que as cores pintadas no chão das pistas servem para torná-las mais lisas e evitar quedas, por exemplo. “É tudo custeado pelos próprios skatistas, porque o governo abandona”.

“Foi aprovada uma reforma no Parque das Nações, mas a pista foi deixada de lado. Queriam reformar todo o parque, mas ignoraram a pista. Agora, com essa repercussão das Olimpíadas, parece que o pessoal está querendo olhar mais para o skate”, desabafou.

Na lista abaixo, é possível conferir os lugares para a prática olímpica em Campo Grande:

Ginástica Rítmica Parque Jacques da luz
Futebol Parque Ayrton Senna – Parque Jacques da luz – Campo Nobre – Pioneiros – Rouxinóis – SISEP – Centro olímpico da vila Nasser – Praça José Abrão – Praça Zé Pereira – Soter – Praça Estrela do Sul – Elias Gadia – Jardim Petrópolis – Praça do Jd Carioca – Belmar Fidalgo – Praça dos Amigos Vaguinho e Dalila – Guanandizão – Anhanduí – Praça Bonança – Praça Jockey Club
Judô Aciesp – E.E Silvio Oliveira dos Santos – Jacques Da Luz – Centro olímpico da vila Nasser – CEMTE – Associação Moradores Nova Lima – SOECON
Vôlei de praia Projeto Coruja – Praça dos Amigos Vaguinho e Dalila – Praça Jockey Club
Voleibol Quadra e Assoc. Moradores Conj Aero Rancho Setor II – CEMTE – SOECON
Badminton Cidade Morena – Praça Camilo Boni Coophatrabalho
Atletismo Parque Ayrton Senna – Centro olímpico da vila Nasser – Parque Jacques da Luz
Ginástica Artística CEFAT
Tênis Centro olímpico da vila Nasser – Soter Casa Dom Bosco
Taekwondo Soter – CEMTE
Natação CEMTE – Parque Tarsila do Amaral
Ballet Aquático (Nado artístico) CEMTE
Karatê CEMTE – Parque Tarsila do Amaral – Casa Dom Bosco
Basquetebol CEMTE
Handebol Guanandizão – Praça Jockey Club

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
eldorado

Justiça Federal mantém decisões que impedem Paper de assumir a Eldorado Brasil

MORADOR BRIGA

Morador de Porto Murtinho paga R$ 1 mil de fiança e diz que prefeito “perdeu o controle”

Dentistas voluntários selecionam jovens para tratamento dental gratuito em MS

Guatemala extradita um dos 100 foragidos mais procurados pelos EUA

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

pantanal incêndio

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

congresso

Investigação mira ex-prefeito que teria recebido diárias em dobro da Assomasul e do município

Últimas Notícias

Cotidiano

Exército participa da Expoagro em Dourados com exposição de tanque que faz ‘tremer o chão’

Exército expõe equipamentos de artilharia e engenharia, carros de combate blindados M60 e M113 e, ainda, informações sobre formas de ingresso na corporação

Polícia

Júri popular de réu que esfaqueou homem em 2020 na Homex foi adiado em Campo Grande

A nova data do júri ainda não foi marcada

Economia

Expoagro destaca pujança de Dourados e reforça compromisso do agro com o meio ambiente

Evento tem várias atrações e é do tamanho da ‘Grande Dourados’, comenta presidente do sindicato rural, Gino José Ferreira

Brasil

Moraes e Zanin votam para STF enfrentar decisão da Câmara e seguir com ação do golpe

Câmara dos Deputados tinham votado em maioria para suspender processo de golpe contra o deputado Alexandre Ramagem