Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em ano de pandemia, Hemosul registra queda de 10% em doações de sangue durante 2020

Desde o início da pandemia de coronavírus, o Hemosul (Hemocentro de Mato Grosso do Sul), deixou de receber, em média, cerca de 5 mil doadores por mês . O número corresponde queda de 10% nas doações comparadas ao ano anterior. De acordo com o hemocentro, as festas de fim de ano, tradicionalmente, acabam reduzindo a […]
Arquivo -

Desde o início da pandemia de , o (Hemocentro de ), deixou de receber, em média, cerca de 5 mil doadores por mês . O número corresponde queda de 10% nas doações comparadas ao ano anterior.

De acordo com o hemocentro, as festas de fim de ano, tradicionalmente, acabam reduzindo a busca por doação, porém, somada a pandemia, o estoque está registrando estado crítico para todos os tipos sanguíneos.

“Mesmo com diversas campanhas e parcerias realizadas ao longo de 2020, o número de coletas de sangue diminuiu cerca de 10% com relação ao ano anterior em toda a rede do Estado. Embora o indicador pareça pequeno, ele representa 5 mil bolsas de sangue a menos, o que equivale a um mês inteiro de doações”, ressalta.

Apesar de preocupante, a gerente de relações públicas da unidade, Mayra Franceschi, explica que nenhuma demanda foi impedida pelo baixo estoque. “Cancelaram as cirurgias eletivas, se tivéssemos cirurgias eletivas teria sido impossível em 2020 atender a demanda de sangue por causa da pandemia”.

No Estado, 2,2% dos moradores realizam doações de sangue, em Campo Grande a porcentagem é de 3%. Para atrair doadores, o hemocentro deve divulgar em breve novas ações para este ano. A unidade da Capital está funcionando nos fins de semana das 7h às 17h.

Além do Hemosul Coordenador que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, n. 1.304 na Capital, a instituição possui unidades de coleta em , Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba e . Confira endereços, contatos telefônicos e todas as informações necessárias para se tornar um doador de sangue no site.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias