Pular para o conteúdo
Cotidiano

Eletricitários fazem protesto contra Energisa e cogitam greve por reajuste salarial

Funcionários da Energisa – concessionária de energia que atende 74 municípios em Mato Grosso do Sul – realizaram protesto na manhã desta quinta-feira (28), em frente às subestações Almoxarifado, Cuiabá e também no centro operacional da empresa. A categoria reivindica nova proposta de reajuste e cogita entrar em greve, caso não sejam atendidos. Conforme o […]
Arquivo -

Funcionários da Energisa – concessionária de energia que atende 74 municípios em – realizaram protesto na manhã desta quinta-feira (28), em frente às subestações Almoxarifado, e também no centro operacional da empresa. A categoria reivindica nova proposta de reajuste e cogita entrar em , caso não sejam atendidos.

Conforme o Sinergia-MS (Sindicato dos Trabalhadores na e Comércio de Energia no Estado de Mato Grosso do Sul), a empresa ofereceu duas propostas aos funcionários, mas ambas foram recusadas. A última foi recusada no dia 19 de janeiro e, desde então, a Energisa não procurou mais o sindicato para avançar nas negociações.

A primeira proposta previa a reposição da inflação parcelada em duas vezes, sem efeitos retroativos. A segunda previa alteração na compensação do banco de horas e reposição da inflação em parcela única.

“A empresa insiste em manter o que os trabalhadores já recusaram. Não aceitaremos alteração no banco de horas, já concordamos em discutir isso no próximo acordo, e agora queremos uma nova proposta”, afirma o presidente do Sinergia/MS, Elvio Vargas.

Também foram realizadas ações nas cidades do interior. “A categoria está revoltada, está insatisfeita com a postura da empresa, e está mobilizada com o sindicato”, afirma Elvio Vargas.

Então, de acordo com os trabalhadores, nos primeiros nove meses de 2020, a concessionária registrou lucro de R$ 245,1 milhões, o que representa aumento de 5,8% em relação ao mesmo período de 2019. “Mesmo assim, a empresa não aceita a reivindicação da categoria de ganho real e ainda quer alterar direitos já garantidos pelos eletricitários”.

Em nota, a Energisa informou que as negociações para o Acordo Coletivo de Trabalho com o Sindicato acontecem anualmente e as reuniões referentes ao ACT 2020/2021 estão ocorrendo, seguindo uma agenda previamente marcada com os representantes sindicais.

“Reforçamos que, mesmo com a crise mundial causada pela pandemia da Covid-19, a Energisa MS não está poupando esforços para encontrar o equilíbrio necessário e chegar a um consenso para o Acordo Coletivo de Trabalho deste ano. A empresa reitera sua disposição na preservação do quadro de colaboradores, equilíbrio de investimentos e garantia do fornecimento dos serviços aos consumidores”, finaliza.

*Material atualizado com acréscimo de informações às 14h38.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fazendeiro que ‘tomou dores’ do filho e matou vizinho de cerca é preso em MS

Taxação de Trump contra produtos brasileiros será discutida no Senado terça-feira

Avião da Azul que saiu de SP faz pouso de emergência no Rio

cavalo

Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Servidor diz que Bolsonaro pediu dados de votação de Lula em territórios do CV

Últimas Notícias

Mundo

Na França, prisioneiro foge da cadeia escondido em bolsa de roupas sujas de outro detento

Homem foi encontrada em um porão três dias após fugir da prisão

Sem Categoria

MEC publica portaria que regulamenta as novas regras do EAD

Regras fazem parte da regulamentação do decreto 12.456/2025, editado em maio

Brasil

Brasil vai ingressar contra Israel em ação por genocídio na corte de Haia

Informações foram confirmadas pelo chanceler brasileiro à rede de TV Al Jazeera

Esportes

Portugueses do Manchester United prestam homenagem a Diogo Jota e seu irmão em Anfield

Diogo Jota e seu irmão morreram após o carro perder o controle e pegar fogo no mesmo momento