As tratativas para a instalação do Porto Seco em , na com Pedro Juan Caballero, no Paraguai, tiveram mais alguns avanços, na última semana. Durante encontro realizado na Delegacia da foi discutida a publicação do edital de construção da obra.

Na avaliação do secretário municipal, Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e de Ponta Porã, Caio Augusto, durante o encontro com Chefe da Receita em Ponta Porã, Marcial Pinazo e também com o Delegado Adjunto da Unidade, Ronan Costa, foram ajustados alguns prazos e, até de junho deste ano o edital deverá ser publicado.

O Porto Seco de Ponta Porã é uma parceria entre a Receita Federal do Brasil e a Prefeitura Municipal de Ponta Porã que viabilizará a instalação deste importante empreendimento, através de Parceria Público-Privada, uma vez que a concessão do Porto Seco de Ponta Porã acontecerá através de licitação para empresas privadas do Setor Logístico que tenham interesse em administrar o Porto.

Após Estudo Técnico de Viabilidade, realizado pela Receita Federal do Brasil, que abordou a demanda estimada e trouxe informações socioeconômicas do município e região, dimensionando o espaço físico e calculando o orçamento do empreendimento, a instalação do Porto Seco está em sua fase final de implementação, e colocará Ponta Porã, como um dos mais importantes hubs logísticos da região, transformando a dinâmica econômica e social do município.

Com a instalação do Porto Seco de Ponta Porã, o fluxo aduaneiro, que atualmente possui uma média de mil atendimentos ao mês, ou seja, 33 ao dia (caminhões) segundo dados da Receita Federal, poderá aumentar em até 10 vezes a suia capacidade, podendo chegar a realizar 400 , ou algo entre 10 a 12 mil atendimentos ao mês. ,