Cotidiano

É golpe: Procon-MS alerta para fraudes na venda de vacinas para Covid-19 pela internet

O Procon-MS emitiu alerta aos consumidores de Mato Grosso do Sul sobre fraude que vem sendo registrada em vários estados do país sobre venda de doses de CoronaVac, vacina para Covid-19, pela internet. Um desses locais seria o Paraná, que faz divisa com MS. “A realidade é que, até o momento, o acesso às vacinas […]

Gabriel Maymone Publicado em 21/01/2021, às 11h12 - Atualizado às 11h57

Golpistas anunciam venda da vacina, mas trata-se de fraude. (Imagem: Reprodução)
Golpistas anunciam venda da vacina, mas trata-se de fraude. (Imagem: Reprodução) - Golpistas anunciam venda da vacina, mas trata-se de fraude. (Imagem: Reprodução)

O Procon-MS emitiu alerta aos consumidores de Mato Grosso do Sul sobre fraude que vem sendo registrada em vários estados do país sobre venda de doses de CoronaVac, vacina para Covid-19, pela internet. Um desses locais seria o Paraná, que faz divisa com MS.

“A realidade é que, até o momento, o acesso às vacinas é exclusivo dos órgãos governamentais. E além disso, não há quantidade suficiente para atender à população”, comenta o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão.

Apesar de ainda não se ter registros do golpe em MS, o Procon orienta que nenhuma farmácia ou clínica possui o produto para venda. “Qualquer anúncio que seja veiculado é fraude. A população não pode se deixar levar pelo desespero e adquirir pretensas vacinas”, alerta o superintendente.

Até o momento, todas as doses da vacina produzidas no país foram distribuídas pelo Ministério da Saúde e a aplicação nos municípios é de responsabilidade das secretarias municipais. Portanto, não existem vacinas sendo comercializadas no Brasil.

Nota do Butantan

O Instituto Butantan é o responsável pela produção da CoronaVac. A produção será destinada exclusivamente para o governo federal, que ficou encarregado de distribuir as doses para todo o país.

No início do mês, quando já circulavam anúncios, a entidade emitiu nota negando que a vacina esteja sendo comercializada. “O Butantan alerta que nos últimos dias vem circulando a informação de que a vacina do Butantan está sendo vendida via internet. Esta informação não procede. A vacina do Butantan ainda não está disponível para comercialização”, informou.

Jornal Midiamax