Cotidiano

É golpe: Nas redes sociais, golpistas prometem aumento de Score em troca de pagamento

Criminosos se apresentam como funcionários de bancos ou até mesmo do Serasa

Ranziel Oliveira Publicado em 05/10/2021, às 17h16

Ilustrativa
Ilustrativa - (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

 Golpistas estão se apresentando nas redes sociais como funcionários de empresas credenciadas por bancos ou até mesmo do Serasa, informado que são capazes de aumentar a pontuação dos consumidores no score do Serasa, mediante pagamento. 

Depois de se apresentaram, os golpistas começam a cobrar valores para o aumento da pontuação do consumidor. Essas cobranças são realizadas por diversas vezes, com o pretexto de que tais valores serão destinados ao pagamento de impostos junto à Receita Federal e outras taxas de liberação.

Ocorre que referido imposto chamado supostamente de IVSC (Imposto Verificador de Score Concretizado) não existe na legislação e já foi inclusive noticiado pelas autoridades competentes como fraude.

É importante reforçar que a Serasa adverte que não existe fórmula mágica para aumentar o score rapidamente. Desse modo, o consumidor precisa ficar atento ao utilizar a internet e sempre desconfiar de pessoas que prometem resultados rápidos para questões complexas.

 Lembrando que apenas o próprio consumidor pode aumentar seu score, pois a nota é baseada num conjunto de informações sobre o seu comportamento de crédito. Em caso de dúvida, a orientação é de que o consumidor procure a ACEPP ou o Procon.

O que é Score?

O Score de Crédito é uma pontuação que pessoas físicas e empresas possuem, e que demonstra qual é a reputação financeira delas, essa nota que varia de 0 a 1.000 pontos. Sendo a principal ferramenta que auxilia bancos e financeiras na liberação de créditos em geral. Através do Score, as instituições financeiras acessam e analisam a credibilidade de uma pessoa ou empresa e decidem se fornecem, estendem ou negam uma linha de crédito ou uma venda parcelada.

Desse modo o score baixo pode ser um entrave àqueles que necessitam de crédito, sendo que esta pontuação só aumenta ao longo do tempo, a partir de um comportamento financeiro positivo. (Com informações da prefeitura de Ponta Porã).

Jornal Midiamax