São falsas as mensagens que circulam por grupos de mensagem afirmando que a SES (Secretaria Estadual de Saúde) receberia R$ 18 mil por cada óbito registrado por Covid-19, valor esse, que segundo a mensagem falsa, faria com que as unidades de saúde registrassem óbitos por covid mesmo sem comprovação de exames.

Como publicado pelo UOL Confere, setor de checagens do UOL, a teve inicio em um vídeo no Facebook, onde um homem não identificado mostra uma declaração de óbito de um morador do interior do .

O autor do vídeo diz, mais de uma vez, que conversou com “o médico” que assinou a declaração e que ele teria confirmado que a informação foi incluída apenas para que o pudesse receber os R$ 18 mil.

Não demorou muito para que o vídeo e a informasse se espalhasse para outros estados, incluindo Mato Grosso do Sul. Em nota, a SES afirmou que “não recebe valores por óbitos por covid ou por pacientes internados por covid”.

A definição dos valores destinados pelo Ministério da Saúde ao Estados não depende do número de pacientes infectados ou mortos. A vítima relata no vídeo feito no Rio Grande do Sul também não havia recebido atendimento em um hospital, mas sim em uma UBS (Unidade Básica de Saúde), segundo o UOL.