Circula em São Gabriel do Oeste – cidade a 130km de Campo Grande – um boato de que uma criança infectada com  a nova cepa do vírus H3N2, causador da , teria provocado um surto da doença na família. No entanto, a informação foi veementemente desmentida pela Prefeitura Municipal na tarde deste domingo (26).

O boato traz que uma criança vinda de São Paulo para ficar na casa dos avós estaria infectada pela nova cepa do H3N2, causando infecção em mais 5 crianças. O caso só teria motivado investigado após uma delas morrer, outra ser intubada e outra seguir em tratamento.

Todavia, o município nega a informação. De acordo com o prefeito Jefferson Tomazoni (PSDB), com base em informações da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do município, não há casos de gripe na cidade.

“Até o momento não temos conhecimento de casos confirmados de em nosso município”, disse ao Jornal Midiamax. Mensagem encaminhada pela Secretaria de Saúde do município ao prefeito também detalhou que o Sivep-Gripe, sistema online do SUS 9Sistema Único de Saúde) onde casos positivos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) são registrados, não acusa nenhum resultado positivo no município, muito menos óbito infantil.

Em MS, na última semana, sete casos estavam em investigação pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). A linhagem H3N2 apresentou crescente número de casos em grandes centros brasileiros, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Diferenças entre a gripe e a Covid

No caso da gripe, o infectado costuma ficar muito mal no início da doença, em até 48 horas, com muita febre, explicou a infectologista Jamal Suleiman. Quando o caso é de Covid, essa situação é menos comum no começo.

A indisposição de uma pessoa gripada é grande já no princípio. O acometimento pela gripe costuma durar de sete a dez dias. No caso da Covid-19, a pessoa normalmente tem dores musculares que duram, às vezes, horas e desaparecem. Ao longo dos dias, mais sintomas podem aparecer: do quinto ao oitavo dia, o paciente pode perder o paladar e olfato.

No décimo dia, se o paciente for ter uma evolução ruim da Covid, ele começa a sentir uma maior falta de ar, afirma a médica Lorena de Castro Diniz, coordenadora do Departamento Científico de Imunização da Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia).

Outra confusão comum é com o resfriado, condição causada por outro vírus. Nesse caso, porém, os sintomas são brandos, como uma obstrução nasal discreta, por exemplo, diz Suleiman.

Os principais sintomas da gripe costumam aparecer em 24 ou 48 horas. É nesse período que a pessoa gripada deve procurar ajuda médica. Diniz explica que o tratamento pode incluir antivirais, como o oseltamivir (conhecido pelo nome comercial Tamiflu).

Como se prevenir?

Para se proteger contra a nova variante da gripe, as medidas de prevenção continuam as mesmas. Seguir com o uso de máscaras é importante, não só para evitar a contaminação pelo coronavírus, mas também para prevenção contra a H3N2. Além disso, apesar da vacina contra a gripe disponível atualmente não incluir a variante Darwin, ela ainda possui a Influenza H3N2 em sua composição, o que pode ajudar a evitar sintomas mais intensos.

As outras medidas de prevenção à gripe também seguem recomendadas:

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilize lenço descartável para higiene nasal;
  • Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
  • Evite sair de casa em período de transmissão da doença;
  • Evite aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
  • Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.